Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): o raio-x das finanças de seu negócio

O assunto deste blog post é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e sua importância para pequenas e microempresas. Assim, quando falamos em empresas de sucesso, logo pensamos naquelas empresas que tem faturamentos gigantes, marcas memoráveis, produtos extremamente inovadores, um exército de consumidores fãs, entre outros pontos.

Esse é o sonho da maioria dos empreendedores. Entretanto, de nada adianta uma empresa ter todo esse destaque se isso não se reflete em uma boa saúde financeira, com resultados sólidos e lucrativos.

A realidade é que se os números de um negócio não forem consistentes e não conduzirem ao lucro, nenhum fator de sucesso citado acima irá evitar em algum momento uma derrocada. Por conseguinte, isso pode ser fatal para a empresa.

Definição de Demonstração do Resultado do Exercício

A sigla DRE significa Demonstrativo do Resultado do Exercício ou Demonstração de Resultado do Exercício. Portanto, a DRE é um relatório contábil que apresenta, de forma resumida, as operações de uma empresa em determinado período e o resultado apurado, que pode ser de lucro ou prejuízo.

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um documento contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial. Dessa forma, é uma ferramenta utilizada também para analisar se o negócio em questão está sendo lucrativo ou está trazendo prejuízo.

Obrigatoriedade da DRE

Podemos definir ainda a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) como uma apresentação, em forma resumida, das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstrada de forma a destacar o resultado líquido do período. Além disso, deve-se incluir o que se denomina de receitas e despesas realizadas. Com efeito, para se chegar a esse resultado, a DRE detalha os valores para os grupos de receitas, custos, despesas, lucros e impostos.

Pela legislação vigente, todas as empresas são obrigadas a manter uma contabilidade regular, o que inclui a elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício. Sendo assim, a regra se aplica também a quem se enquadra no Simples Nacional. Contudo, a única exceção é o MEI (Micro Empreendedor Individual. E o contador é o responsável por gerar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa.

Finalidade da Demonstração do Resultado do Exercício

A DRE é muito útil para ajudar o empresário a analisar o desempenho financeiro da sua empresa. Com efeito, é possível acompanhar os resultados mês a mês e verificar a evolução das receitas e despesas.

Da relação entre o que se vende e o que se gasta, é possível refletir sobre a necessidade de reavaliar os custos e as despesas de produção. Assim, o empresário pode concluir, por exemplo, que deve se esforçar para cortar determinado gasto a fim de tornar o seu negócio mais lucrativo.

A DRE é um dos documentos mais importantes para o contador e ou empresário avaliar a saúde financeira de uma empresa. Ao mesmo tempo, o balanço patrimonial também deve ser analisado em conjunto.

O empreendedor pode ter de apresentar a DRE para pedir um financiamento bancário. Igualmente, ele pode usar a Demonstração para atrair um investidor para o seu negócio.

A importância da Demonstração do Resultado do Exercício para sua empresa

Ao utilizar esse controle como relatório gerencial, você poderá avaliar como anda a saúde financeira da sua empresa. Assim como, você pode usar as informações para tomar decisões que irão reduzir gastos e fazer seu negócio faturar mais.

Além disso, a DRE é um documento importante para agentes externos à empresa. O governo utiliza esse relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente. Este faz o confronto do lucro declarado na DRE com os lucros declarados pelos sócios no IRPF.

A declaração ainda costuma ser fundamental na hora de conseguir uma ajudinha extra. Bancos e analistas financeiros podem requerer o demonstrativo para avaliar a situação do negócio e decidir se darão crédito ou não ao solicitante; enquanto eventuais investidores irão analisá-lo para ter mais segurança ao aplicar seu dinheiro.

Legalmente, o demonstrativo deve ser feito a cada ano. Porém, a empresa pode optar por realizá-lo mensalmente como um relatório gerencial para melhor acompanhamento da gestão – ou trimestralmente, considerando as obrigações fiscais.

Dados apresentados na Demonstração do Resultado do Exercício

Traduzindo, a DRE é um relatório que demonstra de forma resumida as operações que a empresa realizou. Nele, o contador confronta as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.

A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio. 

DRE possibilita uma melhor tomada de decisão

Essa ferramenta auxilia o empreendedor a tomar importantes decisões sobre seu negócio, por conta das informações geradas, ela é base de informação de diversos KPIs (Key Performance Indicators), que significa indicador-chave de desempenho. A DRE permite que você veja sua empresa detalhadamente em cada etapa: desde a operação até a gestão. Assim você tem números significativos para a tomada de decisão.

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) também possibilita que você enxergue o desempenho do seu negócio, vendo se ele é lucrativo ou não e quais são as áreas que precisam de melhorias.

A visualização das informações fica bem mais ágil depois de você entender o seu funcionamento, pois todos os dados são sequenciais e lógicos, facilitando a sua compreensão.

Seu modelo confronta as receitas, os custos e as despesas, mostrando de forma verdadeira o lucro do seu negócio.

Análise vertical e horizontal da Demonstração do Resultado do Exercício

E como se analisa o desempenho de uma empresa através da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)?

Análise Horizontal (AH) e Análise Vertical (AV) são as técnicas mais simples de aplicação e que produzem o resultado mais importante para que você faça comparações de resultados.

Análise Horizontal

Na Análise Horizontal verifica-se a DRE e o balanço patrimonial comparando os resultados de um mesmo indicador e exercícios de um período determinado.

É importante destacar que deve-se comparar sempre as mesmas contas ou grupos de contas da empresa. Pode-se sempre comparar a evolução de acordo com o exercício base, ou, utilizar o exercício imediato ao período analisado, ou seja,  últimos 12meses.

Número-índice é a relação existente entre o valor de uma conta contábil, ou grupo de contas, do exercício específico e seu valor obtido na data-base, ou ano-base.

Fórmula: Valor atual do item x 100 / Valor do item no ano-base

Exemplo:

Veja que a empresa teve um desempenho crescente de 2016 à 2018.

Análise Vertical

Na Análise Vertical, de cima para baixo e de baixo para cima, a avaliação é da estrutura das demonstrações financeiras (DRE e Balanço Patrimonial) e a representatividade de cada conta com relação ao total ativo e passivo, e a participação de cada uma em relação ao lucro ou prejuízo no exercício analisado.

Essa Análise permite comparar a evolução entre as linhas de receita e despesas. Ou seja, analisa-se de forma mais detalhada os valores e percentuais de cada conta ou grupo de conta em relação a um valor data-base.

O valor base obtido no DRE é o total da receita líquida, já no Balanço Patrimonial, esse valor é o total do Ativo e/ou do Passivo.

Fórmula:  Conta (ou grupo de contas) x 100/Ativo (ou Passivo)

Exemplo:

Comparando os Resultados

A Análise Horizontal compara percentualmente a evolução de cada conta ou grupo de contas de dois ou mais exercícios com o valor correspondente no mesmo período comparativo.

Essa informação complementa a Análise Vertical que informa o aumento ou diminuição da proporção de determinada despesa de um total determinado. Porém, você não pode analisar se essa variação derivou-se de um aumento ou diminuição do valor absoluto da verba considerada.

A Análise Vertical consiste na determinação dos percentuais de cada conta, ou grupo de contas, do Balanço Patrimonial, em relação ao Valor Total ou Ativo Passivo.

Vale ressaltar que essas análise são apenas a ferramenta inicial para medir o desempenho financeiro e econômico de uma empresa. Juntamente com outras análises que a empresa gera durante o exercício, investidores e gestores abstraem as informações necessários para mensurar o desempenho da empresa.

Como fazer a Demonstração do Resultado do Exercício

Como já informamos, somente um contador habilitado junto ao CRC pode fazer a DRE e a sequência de informações nela seguem um padrão quando feitas para cumprimento legal, independentemente do porte ou da natureza do negócio. De acordo com a Lei 6.404/1976, Artigo 187 (e sua modificação pela Lei 11.638/2007), os dados detalhados na demonstração devem ser:

  • A receita bruta das vendas e serviços prestados, incluindo as deduções das vendas, os abatimentos e impostos;
  • A receita líquida das vendas e serviços, com o custo dos produtos e serviços comercializados, e o lucro bruto;
  • As despesas com as vendas, as despesas financeiras (deduzidas das receitas), e as despesas operacionais, administrativas e gerais;
  • O lucro ou prejuízo operacional, além de outras receitas e despesas;
  • O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto;
  • Os valores relacionados às debêntures, aos funcionários, administradores e outros beneficiários, mesmo que na forma de instrumentos financeiros, às instituições, aos fundos de assistência ou à previdência de empregados – os quais não são classificados como despesas;
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
 

Cálculos para a DRE

Sendo assim, o contador deve considerar vários cálculos na hora de fazer sua DRE. Vamos explicar alguns deles:

  • Receita de vendas: compreende todas as vendas realizadas pela empresa, seja de produtos ou serviços. É Importante destacar que empresários e contadores não devem lançar na receita apenas as vendas com entrada de dinheiro em caixa, o conceito de receita se remete à prestação efetiva do serviço ou venda da mercadoria, independente do momento do recebimento pelo seu pagamento.
  • Impostos e deduções: os profissionais devem detalhar todas as tributações que incidem nas vendas, como a DAS, ICMS, ISS, entre outras. Aqui também temos o conceito da incidência e não do pagamento, ou seja, o contador deverá escriturar na na DRE todos os impostos devidos, independentemente de terem sido pagos ou não. O empreendedor e o contador deverão considerar os tributos calculados sobre o lucro, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). As demais deduções a serem lançadas são as vendas canceladas, devoluções e descontos concedidos, quando ocorrerem.
  • Receita líquida: equivale a receita bruta menos os impostos e deduções.

Mais elementos da DRE

  • Custos de venda: são os valores que você investe para comprar e vender a mercadoria que será revendida ou para prestar o serviço ao cliente. Algumas vezes o conceito de custos parece vago então vamos aos exemplos:

a) se a empresa é de engenharia e é contratada para fazer a planta de um edifício, e para fazer esta planta ela precisa de um software, então o valor gasto no software é um custo para a empresa. Já se a empresa tem um software de controle financeiro, este então é uma despesa, pois ele não é utilizado para a realização da prestação do serviço.

b) se a empresa é uma indústria, todo o valor gasto na aquisição, transformação do produto é um custo. Se a empresa tiver funcionários, os operários são um custo, já quem faz a parte administrativa, como departamento financeiro e RH, são despesas.

  • Lucro Bruto: equivale a receita líquida menos os custos.
  • Despesas: são todos os gastos que não são custos, necessários para manutenção da atividade da empresa, tais como conta de luz, internet, aluguel, entre outros. Elas podem se dividir entre despesas com venda, administrativas, operacionais, conforme organização e controle de cada empresa.
  • Lucro Operacional: equivale ao lucro bruto menos as despesas.
  • IRPJ e CSLL: estes impostos ficam isolados dos demais por incidirem diretamente sobre o lucro das empresas, contudo isso não se aplica aos optantes do Simples Nacional, uma vez que os mesmos acabam incidindo também sobre a receita bruta.

Sobre as receitas e as despesas

  • Outras Receitas e Despesas operacionais: podem ocorrer receitas não relacionadas a atividade principal da empresa, como por exemplo, a venda de um ativo imobilizado ou o recebimento de algum prêmio dos sistemas de nota fiscal pelo país, entre outros. Neste caso, deve-se isolar essa receita das demais para que fique claro na DRE o que a empresa obteve através da sua atividade principal apenas; da mesma forma as despesas não operacionais também ficam isoladas, para que o leitor da DRE compreenda que tais eventos não fazem parte da atividade principal, e muitas vezes, da rotina da empresa. São exemplos de despesas não operacionais multas ambientais, de trânsito ou quaisquer outras multas recebidas; despesas com confraternizações, doações concedidas, entre outros.
  • Receitas e Despesas Financeiras: também ficam isoladas em um grupo específico dentro da DRE para que não prejudique a leitura do resultado operacional. São exemplos de receitas financeiras os rendimentos de aplicações e descontos obtidos; já despesas financeiras são multas e juros pagos por atraso no recolhimento de impostos e fornecedores e despesas bancárias para manutenção de serviços, entre outros.

Resultado do exercício

O Resultado do exercício é o lucro ou prejuízo apurado após o lançamento de todas as receitas e despesas elencadas acima. Desse modo, quando há lucro, este poderá ser distribuído aos sócios ou acionistas e ser declarado nos respectivos IRPFs dos mesmos.

Em resumo, para fazer corretamente a DRE com a finalidade de cumprimento legal, diversos controles, relatórios e cálculos deverão ser efetuados. Por isso, guarde todos os comprovantes relacionados à sua empresa e acompanhe os registros do seu contador em cada processo.

No entanto, se você precisa de um relatório para controle gerencial, não é necessário seguir fielmente esse modelo. Assim, considere a natureza do seu negócio e adapte esse documento à realidade da sua empresa. Seu contador poderá te ajudar nessa tarefa.

Como a Demonstração dos Resultados do Exercício é apresentada

A DRE é um relatório contábil que demonstra informações ricas da empresa, que trazem contribuições valiosas para o conhecimento sobre o seu negócio. Com efeito, é possível você avaliar quais medidas e decisões são necessárias para melhorar o desempenho do seu negócio.

Veja, abaixo, um exemplo de relatório DRE (Demonstração do Resultado do Exercício):

Outro exemplo de relatório DRE:

Exemplo de relatório DRA (Demonstração do Resultado Abrangente), referente ao modelo DRE acima.

Modelo DRE simplificada:

Relatório contábil e contribuição para as finanças

Relatórios contábeis são documentos que descrevem, com dados técnicos, todas as informações colhidas pelos setores de contabilidade das empresas. Dessa maneira, nesses registros, estão inclusos todos os valores de despesas, custos e impostos devidos ou pagos.

Geralmente, os relatórios são feitos mensalmente, trimestralmente ou anualmente — essa frequência varia de acordo com as normas estipuladas pelos estabelecimentos. Para que possam ser acessadas sempre que houver necessidade, você pode imprimir essas informações ou armazená-las em em arquivos digitais.

Tipos de relatórios contábeis existentes

Existem apenas dois tipos de relatórios contábeis: os relatórios obrigatórios e os não obrigatórios.

Veja, abaixo, características específicas de cada um dos tipos de relatórios gerados pela contabilidade financeira:

Relatórios para pequenas e médias empresas 

As pequenas e médias empresas são aquelas que não possuem a obrigação de prestar contas em nível público. Desse modo, as demonstrações contábeis elaboradas são para fins gerais destinadas a usuários externos.

Um exemplo de usuário externo é o proprietário que não possuem envolvimento na administração do negócio (sócio quotista). Além disso, outros exemplos de usuários externos são os credores ativos e relevantes; e as agências de avaliação de crédito.

Empresas que não se enquadram no grupo das “pequenas e médias”

Na expressão “Pequenas e Médias Empresas” apresentado pela NBC TG 1000 não se enquadram as:

a) companhias abertas, reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM);

b) sociedades de grande porte, como definido na Lei nº 11.638/2007, artigo 3º, § único, que auferiu no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00;

c) sociedades reguladas pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados e outras sociedades cuja prática contábil é ditada pelo correspondente órgão regulador com poder legal para tanto.

As demonstrações contábeis têm por finalidade a apresentar informações sobre a posição financeira demonstrada no Balanço Patrimonial. Além disso, elas servem para demonstrar o resultado do período com as receitas e despesas e apresentar os fluxos de caixa do período, que servirá para as pessoas que utilizam os demonstrativos para avaliar e tomar decisões econômicas para o futuro da empresa.

Demonstrações obrigatórias

A contabilidade das Pequenas e Médias Empresas (PME´s) poderá ser elaborada, por opção das mesmas, pelas normas da NBCT G 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas aprovada pela Resolução CFC nº 1.255/2009. Desse modo, elas entram em vigor nos exercícios iniciados a partir de 01/01/2010, onde as demonstrações contábeis são as seguintes:

a) Balanço Patrimonial (BP);

b) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

c) Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);

d) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

e) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);

f) Notas Explicativas (NE), podendo ser elaborados em períodos intermediários conforme a necessidade.

A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido. Se acaso for apresentada separadamente, deve começar com o resultado do período e terminará com os itens dos outros resultados abrangentes.

Demonstrações facultativas

Esta Resolução permite que a empresa elabore e apresente a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados em substituição da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, somente se as alterações no seu Patrimônio Líquido no período das demonstrações são unicamente derivadas do resultado, de pagamento de dividendos ou de outra forma de distribuição de lucro, correção de erros de períodos anteriores, e de mudanças de políticas contábeis.

Sendo assim, segue abaixo, a demonstração contábil facultativa:

a) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

O papel desses relatórios

Todos os relatórios contábeis são importantes para avaliar a saúde financeira da empresa. Afinal, são eles que resumem todas as informações de uma forma organizada e confiável. Sem esse controle, um gestor coloca em risco o sucesso de sua administração. Por isso, ele deve analisá-los com muita cautela e atenção.

Todo o trabalho que envolve a coleta de informações — inclusive a entrega dos informes contábeis à diretoria, à gerência e ao conselho administrativo das empresas — deve ser realizado com muita perfeição, pois esses documentos têm um papel fundamental para a administração dos empreendimentos. 

A importância de ter e manter o fluxo de caixa

Manter um fluxo de caixa atualizado proporciona ao gestor uma visão sobre a situação financeira da empresa, auxiliando antecipadamente na tomada de decisão.

Por tratarem da área financeira dos negócios, esses documentos são de extrema importância. Portanto, qualquer erro na coleta e interpretação dos dados pode significar um grande prejuízo para a empresa, seja por conta de um investimento mal aplicado ou por uma decisão mal embasada. 

Principais benefícios dos relatórios contábeis

As vantagens que os relatórios contábeis proporcionam para um empreendimento são variadas.

Abaixo, mencionamos as mais importantes vantagens desses relatórios para o empreendedor:

Visualização da empresa e seu desempenho

Em meio a esse cenário, os relatórios contábeis facilitam o entendimento da atual situação econômica da gestão. Por conseguinte, é possível escolher soluções que aumentam a produtividade e fomentam o crescimento da empresa.

Criação de estratégias mais eficientes

Ao realizar relatórios contábeis com dados reais e atualizados, o empreendedor consegue identificar as potencialidades e as fragilidades de sua empresa. Portanto, estes relatórios são cruciais para o caminho do sucesso.

DRE facilita obtenção de crédito

Crédito mais fácil – Hoje em dia, algumas das instituições financeiras ainda não solicita os relatórios contábeis de pequenas e médias empresas. Entretanto, os bancos estão se preparando para solicitar esses tipos de documento antes de liberar pequenos empréstimos. O aumento do crédito disponibilizado depende da análise dos relatórios contábeis exigidos. Portanto, você deve manter a atualização desses documentos caso necessite evidenciar a capacidade de pagamento do negócio.

Sobre a Demonstração do Resultado Abrangente

Por fim, outro mecanismo é a DRA que significa Demonstração do Resultado Abrangente. Dessa forma, o contador a elabora a partir da soma do resultado líquido apresentado na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) com os outros resultados abrangentes, que não sejam constituída pelas transações de capital entre a empresa e seus sócios (aumento ou devolução de capital, distribuição de lucro, etc.).

Nesse sentido, uma das ferramentas à disposição do contador e do empreendedor para encontrar o real lucro de um negócio é a Demonstração do Resultado Abrangente. Assim, ela integra as demonstrações contábeis de uma empresa, com seus dados afetando o balanço patrimonial.

O objetivo da DRA

Tem como objetivo mostrar e atualizar o que é patrimônio da empresa e o capital dos sócios, para que os investidores consigam fazer esta diferenciação ao analisar os dados do empreendimento. Em 2009, as autoridades regulamentaram esta prática no Brasil

Isto ocorreu com a publicação do Pronunciamento Técnico nº 26o pelo Comitê de Pronunciamento Contábil – CPC. Assim, a DRA faz parte das Normas Internacionais de Contabilidade e os usuários externos também utilizam estes dados.

Esperamos ter enfatizado a necessidade e a importância da DRE e de outros relatórios contábeis para a saúde financeira de seu negócio. Afinal, o conhecimento dos números apontados por eles podem ser determinantes para o crescimento e até mesmo a continuidade do empreendimento com o qual você sempre sonhou.

Por isso, a ILS Contabilidade está à disposição de sua empresa e tem total expertise para desenvolver relatórios para mostrar a realidade de sua empresa.

Artigos Relacionados

Próximo post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Sobre

ILS Contabilidade

A ILS Contabilidade é uma empresa de Contabilidade especializada em consultoria e assessoria de empresas.

Redes Sociais

Dicas Empresariais

Newsletter

Recebe nossas atualizações e novidades.