Apesar da crise econômica, o mercado de serviços é um dos que mais prosperam no Brasil. Em 2018 os profissionais de serviços tiveram um crescimento acima da média, aumentando a previsão do PIB do período.
Se você é profissional da saúde, beleza, alimentação, limpeza e demais tipos de serviços saiba que há um mercado sempre em expansão para quem cria as melhores estratégias na hora de atrair novos clientes. O ano de 2020 promete ser ainda melhor para o setor, que cresce acompanhando também as tendência da tecnologia.
Para quem está pensando em melhorar o faturamento de sua empresa e atingir outros mercados e públicos, selecionamos algumas dicas valiosas. Confira:
Saiba quem é o seu público-alvo
O público-alvo ou buyers-personas é uma coleção de características que definem quem será o seu principal cliente. Ele deve ser determinado a cada novo tipo de serviço. É comum que muitas empresas estejam no mercado sem cumprir com esse item básico de estratégia. Se for o seu caso, comece agora mesmo definir isso.
Por exemplo: uma empresa que venda os serviços de limpeza de residências pode definir como público-alvo apenas pessoas solteiras que não possuem tempo para cuidar da casa. Essa seleção de alvo lhe ajudará a criar a melhor estratégia para conquistar uma fatia mais promissora do mercado.
Para um melhor foco no cliente, defina sempre os seguintes aspectos:
- Idade
- Classe social
- Interesses
- Renda média
- Principais problemas (ou como sua empresa poderá ajuda-lo)
Sua empresa pode usar vários canais para definir esse tópico. Pesquisas de mercado, entrevistas ou mesmo enquetes nas redes sociais serão muito úteis na hora de estabelecer seu público-alvo.
Qual é o diferencial do seu serviço?
Outro ponto importante na hora de atrair novos clientes é determinar com clareza qual o diferencial de sua empresa. No ramo dos serviços detalhes como atendimento ou capacitação são essenciais para conquistar novas clientelas.
O prestador de serviços é um dos profissionais que possuem maior contato direto com o cliente. Um erro comum é pensar que um tipo de serviço atenderá a todos os clientes da mesma maneira. Na prática vale sempre observar e ouvir seu cliente para saber em quais pontos sua empresa poderá melhorar.
Realize um check-list básico conhecido como EDU.
A metodologia EDU analisa os serviços em três pontos:
Encantamento, desapontamento e unicidade. Faça a si mesmo e a sua equipe as seguintes perguntas:
1 – Em quais pontos o meu serviço é encantador?
Liste tudo o que torna sua empresa única. Algumas vezes são coisas simples como um brinde para os clientes, um atendimento cordial ou quem sabe um tipo de produto que não existe em outros lugares.
2 – Em quais pontos o meu serviço é decepcionante?
Seja sincero consigo mesmo e aponte as falhas de sua empresa. Ela certamente terá algumas. Não tenha medo de abordar os problemas de frente. Pergunte aos clientes em quais setores o seu serviço poderia melhorar.
Se você trabalha com saúde, quem sabe um sistema informatizado de agendamentos? Se trabalha com alimentação, um bom delivery poderia atender mais clientes. Se a sua área é limpezas, quem sabe pacotes mais baratos.
3 – Em quais pontos o meu serviço poderá ser único?
Nessa questão anote tudo o que você deseja para a sua empresa. Quais os planos futuros? Qual o caminho lógico que sua empresa irá seguir dentro de um ano? Quais passos poderão ser dados para a melhoria do que você já oferece?
O método EDU pode ser aplicado a cada 6 meses. Fazendo esse acompanhamento de perto, sua empresa estará sempre antenada para oferecer o melhor.
Mantenha um planejamento cuidadoso de suas finanças
Prestadores de serviço estão sempre mais vulneráveis quando a economia balança. A tão temida sazonalidade é mais severa para empresas desse setor. Épocas festivas como natal, Páscoa e dia dos namorados dão uma turbinada no lucro, enquanto outras datas podem passar em branco.
Muitos serviços possuem boa aceitação o ano todo, mas uma boa parcela ainda varia de acordo com os hábitos de consumo de cada região. Quando falamos de crise financeira é habitual que muitas pessoas cortem gastos com serviços de beleza, alimentação, reparos ou até mesmo com saúde. É ai que entra o planejamento.
O ideal é ter em caixa pelo menos 3 meses de faturamento como reserva. Assim quando a maré não estiver boa, sua empresa não passa apuros para quitar as contas.
O recomendado é aproveitar as épocas de maiores vendas para garantir um pé de meia. Nos períodos de pouco giro de caixa, reduza os custos como puder. Nada de estocar insumos ou criar planos de expansão.
Outra dica é diversificar as áreas de atuação de sua empresa. Um salão de beleza pode compensar um mês fraco oferecendo outros serviços como maquiagem, cursos ou até indo aos clientes em feiras e eventos.
Mantenha a contabilidade em dia
A cozinha é o coração do restaurante, assim como as finanças são o coração da empresa. No caso dos prestadores de serviços é ainda mais comum a prática de unir contas pessoais e da empresa, o que pode gerar sérios problemas na hora de fechar o mês.
Conte sempre com o parecer de um especialista, um contador experiente e capaz de sugerir os melhores ajustes para o seu negócio.
A contabilidade oferece uma série de benefícios para o prestador de serviços, desde os pequenos empreendedores individuais, até empresas maiores. Confira:
Nada de atrasos
A contabilidade ajudará sua empresa a manter um cronograma de todas as contas a vencer, especialmente os impostos, taxas e tributos. Estamos falando aqui de valores que se pagos fora da data podem causar sérios problema ao seu negócio.
RH em dia
Férias, folhas de pagamento, contracheques e pró-labores. O empresário que tenta cuidar do RH sozinho acabará sobrecarregado e caindo em erros perigosos, que podem gerar processos trabalhistas e prejuízos.
Menos impostos
Muitos prestadores de serviços acabam pagando mais impostos do que deveriam, tudo por conta de uma má gestão dos tributos. Um bom contador irá lhe oferecer o melhor enquadramento fiscal, reduzindo gastos e fazendo sua empresa crescer ainda mais.
Resumindo
Dar um up no faturamento de sua empresa de serviços é possível. Basta observar o mercado com atenção, analisar os pontos fortes e fracos de sua empresa e desenvolver estratégias para sair na frente da concorrência.
Neste processo o contador será o seu melhor amigo, dando dicas de finanças e otimizando a gestão de sua empresa.
Precisando da ajuda de um expert? Fale com a ILS.