Diferente do que acontecia no passado, as agências de marketing estão lidando de outras maneiras com as questões financeiras. Pois, atualmente as agências de publicidade, são responsáveis por gerenciar grande parte das verbas publicitárias. Porém, a maioria dos executivos dessas agências não possui formação em finanças ou administração e, ter uma estrutura interna, pode sair caro e o trabalho não ser tão aprofundado. Sendo assim, neste artigo, vamos abordar a possibilidade de sua empresa ter especialistas terceirizados para lidar com as finanças e a contabilidade. Também falaremos sobre a importância de um trabalho de contabilidade sob medida, para agências de marketing.
Dessa forma, os executivos ou proprietários das agências de marketing e comunicação podem ter mais tempo para se concentrar nas atividades-chave das operações de sua empresa. Ademais, eles poderão estar mais próximos de seus clientes, propiciando um atendimento mais personalizado.
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Contabilidade para agência de marketing: os cuidados ao lidar com verbas do cliente
Em muitas agências de publicidade e propaganda, os proprietários e executivos recebem as chamadas verbas publicitárias de seus clientes (também chamados de budgets). Estas quantias são destinadas para utilização em campanhas, ações promocionais, pagamento de espaço publicitários, eventos, entre outras atividades.
Como qualquer outra empresa seja de que segmento for, uma agência de marketing precisa ter enormes cuidados no quesito financeiro. Isto porque, para lidar com as finanças da própria agência já é preciso ter muito critério, conhecimento e precisão. Sendo assim, é preciso ainda mais rigor para utilizar o dinheiro de um terceiro, que é o seu cliente. Isto quer dizer que não há espaço para erro. Afinal, o cliente pode te exigir devolução de dinheiro caso os gastos superem o estimado. Além disso, a agência pode cair no descrédito e até mesmo perder a conta. Daí, mais um ponto para você ter uma empresa de contabilidade pronta para atuar no segmento das agências de marketing.
A necessidade de um rigoroso controle financeiro na contabilidade para agências de marketing
As operações de uma agência de marketing envolvem muitas atividades que exigem a movimentação de dinheiro de forma muito constante. E isso exige conhecimento e controle.
Por exemplo, é fundamental ter um manuseio muito criterioso e constante do fluxo de caixa, a fim de que se tenha uma real dimensão de quanto dinheiro entra e sai de sua empresa. Assim, é fundamental saber analisar se a empresa está tendo um bom faturamento e, mais do que isso, se ela tem saúde financeira, ou seja, consegue ter uma operação, de fato lucrativa.
Também é muito importante elaborar e analisar ferramentas contábeis como o Balanço Patrimonial e a DRE (Demonstração de Resultados), que são importantes ferramentas de análise gerencial da situação do negócio. Assim, aqueles empresários que conseguem interpretá-los podem extrair diversas perspectivas sobre a saúde da empresa, e projetar cenários futuros e até possíveis investimentos e espaços para crescimento.
Outro ponto importante do controle do departamento financeiro de uma agência de marketing é que ela propiciará mais consciência acerca dos reais recursos financeiros da empresa. Pois, a maioria das agências de Publicidade e Propaganda lida em seu fluxo de caixa com verbas de terceiros e, em momento de aperto, ninguém deve tocar nessa verba. Ou seja, ela precisa ficar longe das receitas da empresa, e quem pode ajudar e orientar para esse controle preciso é a Contabilidade para agências de marketing.
Regime de Tributação
O escritório contábil terceirizado tem ainda a importante missão para o seu cliente de agência de marketing que é a de enquadrá-la no regime tributário mais adequado às características da empresa.
Um desses regimes tributários é o Simples Nacional, que tem como finalidade facilitar a tributação.
Outra alternativa de regime tributário é o Lucro Presumido. Por meio dele, coloca-se uma taxa de lucro de 32% para o recolhimento do Imposto de Renda e para a Contribuição Social para o Lucro Líquido e valores fixos para o COFINS e para o PIS. Essa opção pode ser boa para agências que têm maior lucratividade.
No entanto, entre as opções de Contabilidade para as empresas de Marketing e Propaganda, pode ser analisada a possibilidade de acessarem a tributação pelo Lucro Real.
Muito cuidado com contratações CLT x PJ
Atualmente, há muitos colaboradores que não trabalham em regime de CLT. Ou seja, há muitos que atuam para as empresas como prestadores de serviços, portanto, fornecedores. No mercado de agências de marketing essa prática está se tornando muito comum. Esse regime de trabalho tem custos mais baixos, mas ainda assim gera despesas extras que precisam ser levadas em conta.
Portanto, a Contabilidade com expertise em agência de publicidade, tem como meta o cálculo dessas despesas geradas pela contratação de freelances. Ou seja, formas de pagamento e também a análise de suprimentos para os trabalhadores remotos.
Impostos na medida na contabilidade para agência de marketing
Com o suporte de uma empresa terceirizada de finanças e contabilidade, o empreendedor pode evitar de que sua agência pague mais impostos ou taxas desnecessárias por falta de conhecimento acerca da tributação.
Além disso, um escritório contábil terceirizado pode desenvolver uma planejamento tributário específico para sua agência de marketing. Dessa forma, a ideia é que ela tenha uma carga de impostos mais enxuta, sem sair da legalidade exigida pelo Fisco. Para isso, os especialistas do escritório de contabilidade devem conhecer profundamente todos os impostos e suas respectivas legislações.
Folha de pagamento dos funcionários e sócios
Em geral, os sócios que comandam uma agência de marketing devem receber pagamentos por meio de pró-labore e distribuição de lucro ou juros sobre capital.
Isso implica assumir compromissos de ordem tributária que demandam uma visão estratégica, uma vez que, sobre esses pagamentos, há incisão ou não de impostos.
Uma relação de transparência
Entretanto, o proprietário do negócio precisa ter muita clareza sobre a integração entre a área administrativa interna da agência de marketing e o escritório terceirizado de contabilidade. Pois, a falta de informações sobre os reais valores das despesas e receitas pode ser um empecilho para o trabalho de contabilidade. Quando a empresa contábil já conhece a realidade de uma agência de marketing, a tendência é que se estabeleça uma relação de confiança com mais celeridade.
Em um cenário e um mercado de acirrado nível de competição, é fundamental ter um parceiro de finanças e contabilidade com expertise para agências de marketing. Por isso, é fundamental que você tenha um parceiro estratégico para sua agência como a ILS Contabilidade.
Afinal, você possui uma agência de marketing não somente para criar campanhas criativas e brilhantes, mas para obter lucros em suas operações.