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Como surgiu o empreendedorismo feminino?
Durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial, muitos homens que foram guerrear, não voltaram. E foi dessa forma que muitas mulheres precisaram trabalhar para sustentarem suas casas e filhos, devido à escassez de homens daquela época. Assim, surgiu o empreendedorismo feminino.
Mesmo com inúmeras barreiras, como por exemplo a proibição de votos para as mulheres, uma nova porta foi aberta. As mulheres iniciaram movimentos em defesa dos direitos e igualdade.
O Iluminismo e a Revolução Francesa, por exemplo, deram voz para firmar as lutas femininas. Décadas depois, no Brasil, a Constituição de 1988 também trouxe leis que firmaram acesso à igualdade entre homens e mulheres. A partir disso, o empreendedorismo feminino começou a tomar forma.
Década de 90, o ano do fortalecimento do empreendedorismo feminino
A partir dos direitos estabelecidos pela Constituição de 1988, a voz da mulher alcançou outros patamares, principalmente ao ocupar postos no mercado de trabalho.
Contudo, os anos 1990 foi marcado por uma nova etapa da liberdade feminina, inclusive para se expressar no campo profissional. Mesmo sendo a maior porcentagem da população, as mulheres enfrentaram barreiras de educação e salário para competir no mercado de trabalho.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam o cenário das brasileiras durante os anos 90. Na época, a renda média passou de R$ 281,00 para R$ 410,00. As mulheres que chefiavam famílias subiram de 18%, para 25%. E então, já nos anos 2000 a média salarial subiu de R$ 365, para R$ 591, em 2000.
Números do empreendedorismo feminino
Atualmente, a realidade é bem diferente e temos mulheres que comandam empresas, empreendem e lideram equipes. Além disso, são mulheres que estão transformando a forma de olhar a sociedade e os rumos do empreendedorismo feminino.
Cada vez mais figuras femininas têm ganhado destaque no mundo business. São mulheres no mercado, de histórias inspiradoras, que batalharam e ainda batalham para transformar seus sonhos em negócios rentáveis e bem-sucedidos.
Com determinação de sobra e investimento pesado na profissionalização dos seus produtos e serviços para conquistar o mercado, trilham caminhos marcados pelo trabalho árduo e pela busca do conhecimento.
De acordo com dados do Sebrae, são 24 milhões de empreendedoras no Brasil. Entre 2017 e 2019 houve um aumento de 38% para 45% no total de mulheres que representam a fonte de renda da família. Além disso, em 2019, 25% das empresas abertas no Brasil foram efetivadas por mulheres. Na pandemia da Covid-19, inclusive, esses números crescem cada vez mais.
As empreendedoras do século 21 são mães, esposas e estudantes. A voz da empreendedora feminina é ouvida nos dias atuais como a de qualquer outra figura que ocupe um lugar de destaque, contribuindo muito para o universo corporativo.
Mulheres empreendedoras para você se inspirar
Assim, selecionamos algumas mulheres empreendedoras para que você possa se inspirar nessas histórias cheias de ensinamentos valiosos, servindo de exemplo para que outras mulheres comecem sua trajetória:
Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
O Magazine Luiza tem uma mulher à frente da sua plataforma – Luiza Helena Trajano. Inicialmente, ela apenas ajudava nos negócios que eram da família no interior de São Paulo. Todavia, Luiza passou a liderar em 1990.
Desde então, as lojas mudaram o nome levando a empreendedora a estampar as fachadas que tomaram proporções espalhadas pelo Brasil. Contudo, hoje são mais de 700 lojas.
Desde o início da adolescência que Luiza Helena Trajano trabalha com vendas e hoje colhe os frutos da liderança. Como resultado disso, é referência no mundo dos negócios e reconhecida entre as três empreendedoras mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes.
Mary Kay Ash – Mary Kay
Quem nunca viu um carro rosa por aí e associou à Mary Kay? Por trás da imagem que se tem hoje há uma grande história. Ela é um exemplo de mulher que teve que assumir o posto de sustento da família durante a Segunda Guerra Mundial, na ausência do marido.
Mary Kay Ash trabalhou em lojas e outras empresas por mais de 20 anos e também foi vítima da falta de reconhecimento do seu trabalho ao ver outra pessoa treinada por ela obter promoção no seu lugar. Apesar da situação, ao escrever um livro com o intuito de ajudar outras mulheres a alcançarem sucesso no mercado de trabalho, ela percebeu que havia criado um plano de negócios para uma empresa que era o seu sonho.
Ou seja, com 5 mil dólares a empreendedora lançou a empresa que descreveu no livro. Como resultado disso, desde 1963 que Mary Kay está no mercado mundial com produtos quase para o público feminino.
No entanto, durante sua trajetória ela recebeu alguns prêmios, entre eles: “25 Mulheres Mais Influentes da América.” pelo The World Almanac e Book of Facts e “A Mulher de Negócios mais Marcante do século 20” pela Televisão Lifetime.
Sarah Bredlove – Madam Walker
Quando Walker nasceu, em 1867, seus pais eram escravos emancipados, que trabalhavam em uma plantação de algodão. Ela foi a primeira dos cinco irmãos a nascer livre.
Aos sete anos ficou órfã e foi morar com sua irmã mais velha, onde trabalhou como empregada doméstica. Casou aos 14 anos com Moses McWilliams, teve sua filha e dois anos depois ficou viúva. Após o trauma da perda do marido, Sarah começou a desenvolver calvície.
No entanto, durante uma feira de produtos, Sarah conheceria Annie Malone, uma empresária de produtos capilares e dona da empresa Poro Company, que se ofereceu para ajudá-la a cuidar da sua queda de cabelo. E o resultado do tratamento foi um sucesso. Seus cabelos voltaram a crescer como nunca. Assim, ela se tornou vendedora dos produtos de Annie.
Depois de um tempo, Sarah investe no próprio negócio e começa a vender de porta em porta sua linha de cosméticos. Além de ensinar as mulheres negras a como cuidar do próprio cabelo.
Em 1917, finalmente, a Madam C.J. Walker Manufacturing Company foi fundada e começa a fazer sucesso em todas as comunidades negras dos Estados Unidos.
Madam Walker já havia construído uma fábrica, um salão de beleza e uma escola para treinar mulheres interessadas a vender seus produtos, que passaram a serem vendidos na América Central e do Caribe.
Sarah foi a primeira mulher negra a se tornar milionária nos EUA.
Virginia Rometty – IBM
Tecnologia? Com certeza Virginia Rometty é uma das grandes representantes do setor. Com formação em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica trabalhou para o General Motors Institute. Em seguida, após o período de experiência ingressou na IBM, referência na área de informática.
Assim, o crescimento na empresa foi rápido ocupando cargos de Vice-presidente Sênior e Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia. Contudo, foi a primeira CEO mulher da IBM em 2012 investindo em programas e softwares de análise de dados, cloud computing e tecnologia de inteligência digital.
Na revista Fortune foi eleita como uma das “50 mulheres de Negócios Mais Poderosas” por oito anos consecutivos e também ocupou o 15º lugar na lista de “100 mulheres Mais Poderosas do Mundo” da revista Forbes em 2012.
O que fazer para começar a empreender?
Independente do gênero, empreender sempre exigirá muita dedicação, disciplina e estudo aprofundado do negócio. Dar início a um negócio requer orientação e auxílio.
Por isso, trouxemos algumas dicas importantes:
- Idealize o negócio em um plano: defina qual será o negócio, o que é preciso para começar, qual é o capital inicial, a previsão média de faturamento e o lucro almejado, qual é o melhor local, o que será ofertado e a previsão de recuperação do investimento;
- Seja proativa: busque informações e capacitações na área em que deseja abrir o negócio e participe de eventos como feiras, workshops e seminários;
- Analise o mercado: conheça o segmento e os concorrentes, identifique o público-alvo, prospecte fornecedores e descubra onde estão as demandas e ofertas;
- Crie laços: use as redes sociais a seu favor e conecte-se com grupos e páginas relacionadas ao universo do seu negócio.
O começo não é fácil e exige muito estudo. Por isso, aqui no nosso blog contamos com inúmeros artigos que vão facilitar na abertura da sua empresa: Iniciando o seu primeiro negócio; Confira 6 dicas para você se tornar um empreendedor de grande impacto; Saiba como abrir um negócio online.
Deixe seu comentário de como você usa sua inovação no mercado. E claro, a ILS está aqui para te auxiliar na abertura da sua empresa e na organização da retaguarda contábil e financeira para sua empresa decolar!