Então você tem vontade de ter um pequeno negócio? Um empreendimento que seja realmente seu, ou seja, que tenha sua cara, mas não pensa em ter loja física por diversos motivos, e o principal deles é o receio de não dar certo, ou ter muitos gastos? Prepare-se então para entender mais sobre o mundo do E-commerce.
Tudo bem! Nós te entendemos e vamos dar dicas de como ter um e-commerce. Afinal, na Era Digital e nesse “novo normal”, as pessoas estão cada vez mais interessadas e propensas à comprar online.
É o que mostram os dados entre os três primeiros meses de 2020 em comparação com o mesmo período deste ano. De acordo com a pesquisa, foram realizadas 78,5 milhões de compras online em 2021, um aumento considerável de 57,4%.
Apesar do interesse em ter sua loja virtual, você ainda pode ter dúvidas do que vender diante inúmeras opções no mercado, e é nesse ponto que muitas pessoas optam por vender de tudo ou ficam estagnadas.
Precisamos começar lembrando que não é porque todo mundo quer determinado produto, por exemplo, um celular X que você deve investir nele. Muito provável que você deva evitar esse nicho, pois já existe muita concorrência de mercado.
Neste artigo te daremos dicas para começar um E-commerce e garantir seu sucesso!
O que você vai ler aqui
Escolha um nicho de mercado para o E-commerce
Para escolher um nicho de e-commerce, você deve ser bem específico. Por exemplo, na moda, acessórios patchwork já é um círculo menor e específico. Quando você opta por um nicho, sua marca vai girar em torno dele, ou seja, fazer uma persona, ter um público-alvo com base no interesse e problemas que seu produto ou serviço possa resolver. Isso vamos compreender um pouco a frente.
Dessa forma, escolher um nicho específico pode parecer de início que não vai dar certo ou ter poucas pessoas que comprem de você, mas construir sua marca em torno do que você tenha paixão e prazer, com um público, embora menor, mas segmentado, faz toda diferença para obter sucesso.
Então, se você tem interesse em e-commerce, precisa descobrir o que faz de melhor e trabalhar para que seu produto seja a opção mais interessante para seu público-alvo.
Seja apaixonado pelo nicho escolhido
Faça uma lista de coisas que você realmente goste de fazer e possa se aplicar a um e-commerce, isso irá te ajudar a deixar as ideias mais claras quanto ao que vender.
Não se esqueça de se aprofundar em conhecimento sobre o assunto e o nicho de mercado. Trabalhando com o que gosta, as chances de ter sucesso são maiores, além de se sentir realizado.
Faça uma análise da concorrência
Use ferramentas como o Google Trends para buscar palavras-chave, como produtos que estão sendo mais vendidos e que os consumidores estão pesquisando mais, e veja se seu novo negócio pode atender suas necessidades.
Bom lembrar que muita concorrência pode apagar seu projeto, e nenhuma também pode ser prejudicial, pois sem referência o consumidor tende a ficar receoso quanto à compra do seu produto.
Como analisar concorrência?
Fazer esta análise pode trazer informações relevantes para o seu negócio, permitindo tomar decisões, criar estratégias e criar mudanças capazes de melhorar as suas vendas, faturamento e até mesmo presença de mercado.
Acontece que muitos empreendedores possuem dificuldades em fazer uma análise de concorrência e mercado de forma correta, obtendo informações irrelevantes e, muitas vezes, gastando recursos sem obter qualquer tipo de vantagem.
Por isso selecionamos algumas dicas que vão te conduzir à uma melhor análise:
- Determine os objetivos;
- Crie um questionário com perguntas que te leve ao que almeja. Por exemplo: o que levou o indivíduo a adquirir produto X e não Y?
- Aprenda a pesquisar o mercado;
- Analise o estudo da concorrência;
- Reúna e analise os dados;
Até parece simples, não é mesmo? Mas estes itens demandam complexidade. Por isso, estude o que puder, e então, o sucesso chegará.
Conheça seu público-alvo e persona
Primeiro, faz-se entender a diferença entre público-alvo e persona. A persona é criada a partir das características do público. Isto quer dizer que o seu público une as características de um grupo, e a persona é um cliente ideal criado baseando-se nessas características.
Então, primeiro vem a definição do público-alvo, depois, a criação da persona.
Entender as necessidades do seu público-alvo faz com que você saiba, de forma clara como atender essa demanda.
Assim, pesquisar as emoções reais da sua persona, fará você entender o tipo de produto ou serviço que ela está procurando, podendo gerar mais lucro para você, além de agregar valor ao cliente.
Mas, como saber quem é seu público-alvo?
Para conhecê-lo o é preciso avaliar para quem a sua marca existe. Nesse sentido, é importante determinar quem compraria da sua empresa.
Ao determinar, faça uma lista com características do seu público-alvo, como:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Localização;
- Interesses;
- Comportamentos;
- Necessidades.
Pois, quanto mais detalhes forem acrescentados, mais clareza sua empresa terá e mais específicas poderão ser as personas criadas a partir deles.
Depois de ter determinado o público-alvo e a persona, é hora de planejar estratégias e ações de marketing.
Ações de marketing para E-commerce
Para que suas vendas se potencializem, algumas ações de marketing podem ajudar.
Listamos aqui algumas delas:
- Fidelização: o relacionamento com o consumidor é um fator importante no processo de venda e fidelização do cliente. Quanto melhor a experiência, maior a chance de fidelização do consumidor;
- Recompra e variedade de produtos: trabalhe em seus consumidores de forma que incentive-os a recomprarem em sua loja.
- SEO: a execução de um SEO deve ser uma tarefa constante se o seu objetivo é que seu site esteja sempre nas primeiras páginas dos buscadores. Porém, há bastante conhecimento estratégico envolvido para isso.
- Google Analytics: aqui você pode acompanhar os índices de como está sua performance e da concorrência, com isso, você poderá ver de forma mais claro quais os passos a serem dados.
- Tráfego Pago: você pode atrair visitantes que chegam até um site, loja ou página por meio de anúncios publicitários em plataformas específicas.
Inovação
Aqui não falamos apenas do produto em si, mas sobre tudo o que pode estar relacionado à ele ou o serviço prestado. Por exemplo: dê brindes, faça sorteios, promoções relâmpago, facilite na hora do pagamento. Todas as estratégias que possam trazer novidade e movimento, podem ajudar a melhorar o engajamento do seu negócio.
Saiba precificar seu produto
O preço é uma parte estratégica muito importante que afeta os resultados dos negócios. Um preço muito baixo pode atrair o interesse do público, apesar de que, pode faltar dinheiro para cobrir custos de produção e divulgação.
Por isso, para todo negócio criado é importante que haja um profissional de contabilidade que saiba fazer a gestão financeira correta da sua empresa. A ILS pode te ajudar nisso! Entre em contato conosco.
Conclusão
Faça sua lista de paixões, mas preste atenção ao seu redor.
O que está fazendo sucesso ou pode virar uma tendência a curto e a longo prazo?
Após fazer a lista do que mais gosta de fazer, crie problemas que seu produto ou serviço possam resolver. Fidelize seu público-alvo, afinal, mesmo que seja um “micro nicho”, são esses clientes que vão manter seu negócio.
Pesquise como seu produto pode ser relevante e a concorrência tanto de nicho, quanto na hora de precificar o produto. Isso é importante para a referência de mercado, para entender o que o público consome e quanto está disposto a pagar.
Avalie os custos de produção, materiais, investimentos em marketing de conteúdo e até uma possível terceirização de serviços.
Se você tem interesse em ter uma loja virtual? Saiba que a ILS Contabilidade conta com um time de profissionais que pode te ajudar na abertura da sua empresa e na organização contábil e financeira para sua empresa decolar. Entre em contato com a gente para tirar dúvidas!
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