Com a melhora da economia e o cenário comercial positivo, o setor de construção e reformas promete ser um dos grandes destaques em 2020. Com o crescimento do setor as lojas de materiais elétricos surgem como um dos modelos de negócio mais promissores da atualidade.
Além de oferecer comodidade e valores como design e inovação, as lojas de materiais elétricos são sinônimos também de estilo. Com a maior difusão da decoração de interiores, o que antes era apenas um detalhe da obra, hoje faz parte da cultura popular.
Além de valorizar ambientes e dar mais personalidade aos projetos decorativos a iluminação tem sido um ótimo caminho para quem deseja obter bons lucros e abrir seu próprio negócio.
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Como administrar uma loja de materiais elétricos
Uma elétrica é, antes de mais nada, uma loja de variedades. Ou seja, comércios que dependem de ter mais de uma opção para cada tipo de produtos.
As lojas de variedades dependem de um controle de estoque rigoroso e uma ambientação clara e prática. Como lida com diversos objetos e utensílios pequenos, a loja de materiais elétricos depende sempre de um projeto de organização impecável.
A primeira dica de administração é investir diretamente em três quesitos:
Ambientação
A loja de materiais elétricos precisa ser arejada, ampla, com pelo menos dois ambientes distintos – um para exposição de peças de design como luminárias, plafons, arandelas, lustres e afins – e outro para armazenamento de equipamentos técnicos como fios, tomadas e lâmpadas.
Atendimento
Toda loja elétrica precisa capacitar bem seus funcionários para o melhor atendimento ao cliente. Como trata-se de um comércio de atendimento misto – tanto clientes finais quanto pedreiros e projetistas podem procurar o estabelecimento – é necessário um serviço impecável, que atenda as demandas de cada tipo de consumidor, tanto durante quanto depois da compra.
Organização
Estamos falando de um ambiente com centenas, talvez milhares de itens. É essencial que a loja conte com um estoque interno de fácil acesso e um sistema de catalogação, localização e busca ágil e eficiente.
O tempo gasto para a localização de cada item estocado dever ser o menor possível, evitando assim gargalos no caixa e insatisfação dos clientes. Quanto mais ágil for o processo de finalização, maiores serão as vendas e mais satisfeitos ficarão os clientes.
É preciso atentar também para o fato de que lojas elétricas possuem a vantagem de lidar com estoques de longa duração, ou seja, a maioria dos produtos possui prazo de validade estendido. Contudo, produtos como lâmpadas, cabos, fios e afins possuem a necessidade de conservação em ambiente livre de umidade, luz solar ou quaisquer tipos de contaminação.
Construindo valor em sua loja elétrica
Lojas de material de construção costumam ser ambientes pesados e pouco agradáveis. Esse não deve ser o caso de sua loja de materiais elétricos. Por ser mais específica, ela deverá oferecer um espaço ao mesmo tempo funcional e agradável, estimulando o cliente a passar mais tempo ali e a adquirir produtos com mais valor agregado.
Além do plano de vendas é preciso criar um plano de marketing de valor. Fique atento para os seguintes pontos:
- Não venda apenas fios e lâmpadas. Venda conforto, praticidade, segurança, beleza e inovação.
- Ofereça sempre ao cliente a opinião de um funcionário capacitado. O ideal é que sua equipe conheça os princípios básicos de elétrica, design e construção. Não desconsidere a ideia de ter um funcionário dedicado exclusivamente a oferecer expertise.
- Não massifique suas indicações nem venda determinada marca pensando apenas no lucro. Materiais elétricos são parte de um projeto de confiança e segurança do lar do seu cliente. Se alguma coisas sair errado ele certamente irá se lembrar que foi você quem indiciou aquele produto ruim.
- Fique por dentro das novidades. Informe-se com seus fornecedores sobre feiras, eventos e workshops do setor de materiais elétricos. Descubra o que será tendência e saia na frente dos concorrentes.
Contabilidade para lojas de materiais elétricos
A rotina contábil de uma loja elétrica é bem parecida com as demais, mas existem detalhes de suma importância que precisam ser avaliados:
Gestão de RH: uma loja elétrica precisa de uma escala otimizada de funcionários para garantir o bom funcionamento todos os dias da semana. As escalas de folga, horas extras e demais questões de recursos humanos devem ser geridas com precisão, evitando problemas trabalhistas e atritos internos.
Gestão de estoques: o estoque é o coração de uma loja de materiais elétricos. O ideal é que a empresa possua um bom sistema de automação comercial pensado para organizar todos os produtos disponíveis. É necessário ainda um acompanhamento rigoroso através de relatórios de pedido de compra, evitando produtos encalhados ou excessos.
Gestão de contas: o fluxo de caixa deve ser feito diariamente, analisando as entradas (lucros) e saídas (gastos). A saúde financeira de sua loja elétrica depende desse controle de contas.
Gestão de impostos: taxas e tributos devem ser recolhidos mensalmente, evitando problemas como multas ou até mesmo cancelamento do CNPJ da empresa. Caberá ao contador oferecer o melhor plano de enquadramento tributário para sua loja de materiais elétricos, reduzindo gastos desnecessários e garantindo a integridade legal do negócios.
Resumindo
E você, que tal tirar do papel o seu projeto e começar hoje mesmo a sua loja de materiais elétricos. Além do mercado em expansão, você poderá contar com a ajuda de um contador especializado no assunto.
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