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Conheça em detalhes as novas regras para a reabertura de bares e restaurantes
O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, bem como os prefeitos de diversas outras cidades espalhadas pelo Brasil, estabeleceu as regras para a reabertura de bares e restaurantes. Esse documento também traz como será o funcionamento de estabelecimentos de alimentação, após as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Ou seja, os restaurantes, bares e lanchonetes podem ser reabertos em algumas cidades. Neste artigo, conheça as normas definidas para essa reabertura, bem como algumas dicas úteis e práticas sobre como retomar as operações seguindo esses procedimentos, recuperar a clientela e otimizar os resultados de seu estabelecimento. Assim, possivelmente, você poderá começar uma trajetória para a recuperação da queda que o setor como um todo sofreu por conta da quarentena
Por exemplo, o protocolo da cidade de São Paulo (PREF N° 696, DE 4 DE JULHO DE 2020) determina as seguintes regras para a reabertura de bares e restaurantes:
- Ocupação máxima de 40% da capacidade do estabelecimento;
- Distância de 2 metros entre as mesas e de 1,5 metro entre as pessoas;
- Máximo de 6 pessoas por mesa;
- Proibição de consumo nas calçadas;
- Atendimento deve ser feito apenas para clientes sentados;
- Uso obrigatório de máscaras por clientes e funcionários no estabelecimento. (apenas quando estiver sentado em sua mesa, o cliente poderá deixar de utilizar a máscara);
- Proibir aglomerações;
- Disponibilizar álcool gel para higienização das mãos;
- Barreiras de acrílico devem ser instaladas nos caixas e balcões de alimentos;
- Temperos e condimentos devem ser fornecidos em sachês;
- Cardápios deverão ser disponibilizados digitalmente ou em quadros na parede;
- Funcionários devem usar máscaras, viseiras de acrílico e luvas;
- Pratos, copos e talheres devem ser higienizados;
- Guardanapos de tecido estão proibidos;
- Ambiente deve ser submetido a um intenso processo de limpeza;
- Funcionários que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem ser testados;
- Apoio a colaboradores com dependentes no período em que creches e escolas estiverem fechadas;
- Horário de funcionamento;
- O decreto publicado pela prefeitura estabelece o horário de funcionamento para bares e restaurantes de 6 horas até as 22 horas, desde que seja autorizado pela gestão estadual. Uma vez que o decreto do estado publicado estabelece limite de horário até 17 horas, o que vale é a regra estadual.
Do fechamento à reabertura dos bares e restaurantes
Foram mais de 100 dias que esses estabelecimentos permaneceram fechados. Por isso, uma boa parcela forneceu refeições a seus clientes via delivery. Mesmo assim, calcula-se que o setor tenha tido um prejuízo de 85% de seu faturamento anterior à pandemia. Muitos estabelecimentos fecharam definitivamente; outros demitiram funcionários. Enfim, um cenário bem complicado que tomou conta não apenas desse segmento como de outros tantos, juntamente com uma grave crise econômica mundial.
Assim, desenvolvemos um passo a passo incluindo o que você deve fazer frente a essas regras todas da reabertura de bares e restaurantes. Além disso, listamos uma série de ações a serem implementadas. São medidas administrativas, contábeis e fiscais, financeiras, de recursos humanos, comunicação e marketing. Você deve colocá-las em prática a partir de “ontem” para REABILITAR SEU NEGÓCIO. Leia abaixo:
- Em primeiro lugar, avalie se seu estabelecimento está, de fato, preparado para a reabertura. Afinal, ela demandará custos, investimentos que você ainda não está preparado para fazer por conta do prejuízo que sofreu; neste caso, mantenha o serviço de delivery ou até mesmo o amplie. Posteriormente, comece a adotar o serviço no local paulatinamente.
- Faça um planejamento e um orçamento de tudo o que precisa adquirir para estar de acordo com as normas estabelecidas pelo protocolo da Prefeitura e da Vigilância Sanitária.
- Em seguida, prepare um detalhado manual de treinamento escrito e, se possível, até faça um vídeo com demonstrações sobre tudo aquilo que deve ser feito.
- Antes de abrir o estabelecimento, faça um treinamento com todos os funcionários e realize simulações como se parte deles fossem os clientes. Essa é uma forma de assegurar que todas as regras do protocolo estão sendo colocadas em prática.
Seja muito rigoroso com as regras para reabertura de bares e restaurantes
- Procure ir além até das normas estabelecidas pelo protocolo de reabertura. Inspecione a limpeza de absoluta e meticulosamente de todas as áreas, equipamentos, móveis e operações de seu estabelecimento. Seja detalhista e mostre aos clientes tudo o que está fazendo em prol da limpeza, segurança, saúde e bem-estar de todos.
- Continue com as operações de delivery. Isto porque muitas pessoas não se sentirão totalmente seguras em deixar suas casas ou, em alguns casos específicos, como aqueles que são dos chamados grupos de risco para o covid-19, aos que foram contaminados pelo vírus mas não manifestaram a doença ou se sim, tiveram uma forma mais branda ou ainda aqueles que chegaram a ser internados, mas já estão em casa.
- A opção do delivery também pode ser muito útil para as famílias, que podem combinar de pedir um, dois, três pratos em quantidade suficiente para todos os seus membros. Assim, uma família faz um único pedido, mais enxuto. Por exemplo: uma embalagem inteira de lasanha e uma salada grande. O cliente economiza no valor dos pratos – diversos pratos individuais custam mais – e você, dono do restaurante, economiza em embalagem e em taxas de entrega. Pense em manter pelo menos boa parte dessa estratégia por um tempo. Aproveite e comunique sobre essa possibilidade aos seus clientes de forma bem clara e destacada.
- Adote um cartão-fidelidade. Por meio dele, após um número X de refeições, o cliente ganha uma refeição gratuita.
Não poupe esforços de marketing
- Mantenha a comunicação com seus clientes e comece a fazer convites sobre a reabertura por telefone, por e-mail, por redes sociais e em seu site. Para gerar uma boa visibilidade, convide amigos, familiares, clientes mais antigos e ofereça um belo desconto. Faça um convite por vídeo, bem animado, chamando seus fregueses e mostrando algum truque útil na cozinha de casa. Por exemplo, como picar legumes, usando os equipamentos certos, com mais rapidez, facilidade e segurança.
- Faça posts diários nas mídias sociais anunciando a reabertura e o dia a dia do restaurante. Aproveite para reforçar tudo o que o restaurante está providenciando em relação às regras e aos procedimentos de higiene e distanciamento social. Como bônus, passe dicas de boa alimentação, benefícios de cada alimento, datas comemorativas, mensagens de otimismo etc.. Maximize seu marketing digital com estratégias para conseguir mais likes, seguidores e potenciais clientes.
- Busque oportunidades mesmo em meio à crise; sempre será possível encontrar uma ou algumas delas. Imagine que ao lado de seu restaurante abriu uma fábrica de máscaras. Que tal você fornecer refeições ou abrir o restaurante para os funcionários?
- Atualize seu menu e avalie lucros e perdas. Veja os pratos mais pedidos e aqueles menos solicitados durante o confinamento. No começo, enxugue seu cardápio, otimize seu estoque e não exagere em compras de alimentos e outros itens.
Fique de olho e mantenha o controle das finanças de seu restaurante ou bar
- Então, mais do que nunca, faça um bom gerenciamento de custos e estoques. Analise criteriosamente suas despesas e verifique o que pode ser cortado nesse recomeço. Dessa forma, você pode pedir a ajuda de seu contador para isso.
- Os donos de restaurantes precisam examinar mais profundamente seus demonstrativos de resultados para entender melhor onde seu dinheiro está indo. O lado bom de uma crise é que nos livramos daquilo que é gordura e passamos a adotar o básico.
- Renegocie dívidas e contas de prestação de serviços. Tente ganhar tempo até começar a faturar e a reduzir os prejuízos.
- Converse com seus fornecedores de alimentos e outros itens sobre prazos maiores para pagamentos ou até mesmo parcelamentos. Esse é o momento de união, parceirização. Os fabricantes e distribuidores também precisam disso, mesmo que não ganhem imediatamente. Assim, todos precisarão colocar as cartas na mesa e ter em mente que perderão ou terão uma margem mais apertada neste momento, para ganhar mais à frente.
- Se puder, recontrate os antigos e bons funcionários que foram demitidos por conta do fechamento. Se precisar de mais mão de obra, não será tão difícil, pois muitos profissionais bem preparados acabaram ficando desempregados com a pandemia. Então, procure garimpá-los. Caso seja necessário, feche com os colaboradores um salário mais baixo até que a situação comece a melhorar.
Seja detalhista no treinamento de seus funcionários
- Agora é mais do que importante atualizar o processo de integração e os procedimentos de treinamento, para que sua equipe esteja afiada e animada nesse recomeço. Aproveite para atualizar seus manuais de treinamento e materiais promocionais. Esse é o momento de pegar seu smartphone e fazer alguns vídeos de treinamento. Neles, transmita instruções passo a passo sobre certas tarefas – como fazer uma salada caesar ou dobrar os guardanapos, por exemplo. Assim, você acaba criando um canal próprio.
- Atendimento sempre foi, é e sempre será essencial. Especialmente agora, neste momento, em que toda a humanidade se sentiu e ainda se sente mais vulnerável. Portanto, mais do que nunca é hora de ser gentil no atendimento, acolhedor, sorridente (claro, não é o momento de gargalhadas), compassivo e ter empatia. Se algum cliente, por exemplo, que perdeu um familiar te puxar de lado para uma conversa, não hesite em ouvi-lo.
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A você, proprietário de restaurante ou bar, saiba que há uma luz no fim do túnel. Então, tenha fé. Mas também tenha um plano sólido. A verdade é que tudo mudou, então temos de estar dispostos a mudar nossa mentalidade e aceitar que haverá um “novo normal”. E, seja qual for o normal, se você tiver um plano e for flexível e adaptável, sobreviverá e também irá prosperar. Caso queira fazer uma análise administrativa, financeira ou contábil do seu estabelecimento saiba que pode contar com a ILS Contabilidade.
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Ficamos felizes em te ajudar Marcos! A Equipe ILS agradece.