Com o avanço da tecnologia e a globalização, profissionais no mercado estão em busca, não apenas bons salários, mas de boas condições de trabalho, como: comodidade e praticidade. Acima de tudo, atividades que suprem tempo e esforço que investimos, por mais prazer e satisfação.
Em relação a isso, o meio digital no Brasil tem se fortalecido cada vez mais e as pessoas vêm encontrando novas formas de guiar o próprio negócio. Dentro de situações como essas, é comum que o profissional decida tirar algum sonho do papel, abrindo a sua própria empresa ou até mesmo uma formada por sócios.
Além disso, com o acesso à internet cada vez mais acessível e a ampliação das áreas de atuação nesse ambiente, o empreendedorismo digital surge como nova (e forte) tendência.
O que você vai ler aqui
Meio digital: forte tendência
Hoje, mesmo com uma equipe pequena e pouca infraestrutura, é possível começar a empreender. O ambiente virtual oferece cada vez mais recursos para que qualquer negócio possa ser executado, como vemos por aí muitas marcas se destacando neste meio online.
Um negócio digital permite que profissionais em geral possam começar a empreender investindo pouco, e que, a partir de esforços corretos, tenham um rápido retorno. Portanto, essa é uma atividade que deve ser iniciada com um bom planejamento para que não gere mais perdas do que lucros.
Ter uma boa noção do mercado em que você pretende atuar, além de referências de outros empreendedores digitais é um bom começo, inclusive, temos dois artigos no nosso blog que ensinam passo a passo como começar e se planejar ao empreender, em: Iniciando seu primeiro negócio e Confira 6 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso.
Assim, se você vê o digital como uma boa oportunidade mais a vontade de criar seu próprio negócio, esse artigo pode te ajudar bastante. Aqui você vai conferir o que é empreendedorismo digital, as vantagens de se aventurar nesse modelo, ver dicas para começar, entender conceitos e muito mais.
Fique a vontade para navegar pelo artigo e boa leitura!
O que é empreendedorismo digital?
É o ato de criar um negócio que funcione de forma digital, é aquele que usa e abusa da inovação para criar novos negócios utilizando a internet. Saiba tudo sobre o ambiente digital e entenda como fazer negócios nesse espaço.
Assim como nos negócios tradicionais ou offline, quando se trata de empreendedorismo digital, o objetivo da maioria das pessoas é obter lucro e trabalhar com condições de trabalho mais flexíveis e simples. Algumas vantagens também da forma digital, é poder injetar um investimento inicial menor e que não exige uma estrutura física complexa para seu funcionamento.
Um negócio digital pode ser um e-commerce, um marketplace, um portal de cursos, um serviço oferecido online, uma lojinha virtual de roupas e alimentos, um blog com conteúdos e muitos outros.
4 motivos para mergulhar no digital
Atualmente o conceito de empreendedorismo digital tem se popularizado e por isso separamos 4 motivos convincentes que mostram o porquê de tanto sucesso:
1. O crescente acesso à internet e ambiente virtual
Com o crescimento da tecnologia, celulares e notebooks hoje em dia estão bem acessíveis para a maioria da população, fazendo com que o ambiente virtual seja bastante utilizado, não só para a divulgação de produtos e serviços, mas para consolidar empreendimentos totalmente digitais.
Segundo dados do IBGE, de 2018 para 2019, o percentual de domicílios brasileiros com utilização de internet subiu de 79,1% para 82,7% e a tendência é que esse número cresça cada vez mais, a partir do momento que a internet está se tornando cada vez mais popular e acessível, inclusive para todas as faixas etárias e condições financeiras. Além do mais, a compra de eletrônicos e consumidores virtuais ativos também subiu.
2. Negócio prático e sustentável
A tecnologia e a internet nos trouxe, por exemplo, uma forma de nos comunicarmos de graça e com prática entre as pessoas, utilizando recursos como plataformas de conferência online e chats, eliminando a necessidade de encontros presenciais.
Assim, no ambiente virtual é muito mais simples realizar negociações e manter um negócio dinâmico. Todas as transações são feitas de forma instantânea, beneficiando tanto o empreendedor quanto os clientes, que atualmente prezam por trabalhos flexíveis, práticos e com dinâmica.
Em termos sustentáveis, o uso de transportes e impressoras se tornam mais ausentes, pois agora contratos podem ser assinados digitalmente, projetos podem ser criados em programas virtuais, o uso do chat e vídeo conferência online acabam fazendo com que fiquemos em casa, deixando o carro na garagem mesmo.
3. Facilidade em atingir muitas pessoas
No empreendedorismo digital conseguimos abranger pessoas de diferentes lugares e faixa etária, pois cada vez mais, mais gente se conecta à internet. Com uma boa estratégia de marketing aliada ao negócio, você pode fazer com que sua empresa tenha alcance nacional e, muitas vezes, até mundial.
Você vai poder vender seu produto e oferecer seu serviço para qualquer lugar do Brasil e, se insistir um pouco mais, será possível expandir o seu negócio para fora do país, podendo ganhar muito mais.
No meio digital é muito mais fácil e rápido fazer com que seu negócio consiga impactar diferentes pessoas, pois tudo corre em alta velocidade por aqui!
Já um negócio tradicional, há questões envolvidas que limitam seu acesso, como barreiras geográficas.
4. Investimento inicial e custos de operação reduzidos
- Investimento com infraestrutura?
- Estrutura física complexa?
- Uma equipe enorme?
No meio digital isso tudo pode ser reduzido, no começo você vai precisar de você e de um computador e, talvez, permaneça dessa forma mesmo… vai depender muito do seu nicho de negócio.
Como ser um empreendedor digital?
Assim como no modelo tradicional, começar a empreender na internet requer muita ordem, cuidado e esforço. Por mais que pareça simples, é importante que esteja atualizado sobre o mercado que irá atuar, além de traçar estratégias comerciais para que cada passo tomado não haja prejuízo, e sim lucro.
E além disso, 5 atitudes podem te auxiliar na hora de começar um negócio na internet de forma efetiva:
1. Estude as opções para atuação
Defina em qual área pretende atuar e estude seu público, pois, apesar da internet possibilitar que você atinja diversas pessoas de diferentes lugares, é importante que você decida seu público-alvo.
Dessa forma, conhecer seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um plano estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas.
Muitas vezes tentar oferecer um produto ou serviço que sirva para todo mundo, pode acabar não servindo a ninguém. Então, escolha um nicho de mercado e foque em tudo que englobe ele, tanto em seu público, concorrência e produto/serviço.
Confira algumas das áreas de atuação que estão dentro do mercado digital:
E-commerce
Conhecido como uma loja virtual ou comércio eletrônico. É um site que facilita e prevê a compra e venda de produtos online, os quais são entregues na casa do consumidor por deliverys ou correios.
Muitos aspectos são parecidos a uma loja física, como:
- Controle do estoque;
- Logística de pagamentos.
A maior diferença seria o custo reduzido de capital, que uma loja virtual adere.
Um ponto chave muito importante é fazer com que seu cliente se sinta seguro no ambiente online, pois hoje em dia vemos muitos sites falsos e golpes por aí. Assim, se seu cliente se sentir inseguro, vai ser difícil conseguir que ela feche a venda. Invista na segurança da sua loja.
📧 Receba o nosso e-book: Dicas para o seu e-commerce decolar!
Soluções tecnológicas
É possível criar uma startup com o objetivo de solucionar um problema existente. Pode vender serviços, aplicativos e softwares.
Mas, o que é uma startup? 🤔
É um modelo de negócio ágil e inovador. Trazer uma novidade que gere valor para os consumidores está no DNA das startups. Existe muita tecnologia, inovação e criatividade envolvida.
Alguns exemplos de startups que deram muito certo é a UBER, o PICPAY, o IFOOD, o BUSER e vários outros.
Essas companhias se destacaram pois criaram algo acessível, prático e autêntico para o mercado. O IFOOD por exemplo, é um aplicativo de compras delivery de refeições; é só pedir seu alimento que ele estará na sua casa em minutos, você não precisa se deslocar até o restaurante. Inovador e muito prático.
E se você ficou interessado em criar uma startup, confira nosso artigo: Startup: como iniciar uma?
Infoproduto
Outra maneira de negócio digital é trabalhar com infoprodutos. Você se torna um produtor e cria materiais estilo e-book, podcasts, infográficos e até vídeo-aulas. Por exemplo, você pode criar um produto audiovisual, como uma vídeo-aula, e vendê-la nas plataformas; também escrever um e-book e cobrar um preço pela aquisição dele.
Veja bem, podemos comparar a internet a um dicionário ou livro, porque é uma das principais fontes de pesquisa hoje em dia, sempre terá alguém procurando como aprender algo. Se você é especialista em algum assunto, pode ser uma boa oportunidade para começar a lucrar com isso pela internet.
E olha, as oportunidades para o empreendedorismo digital são muitas e estão em constante crescimento e evolução. Você pode investir tanto em um blog profissional como em um site especializado, tanto em uma franquia digital, como em um programa de afiliados. As ideias de negócios são muitas.
Dessa forma, se tornou tendência no mercado a venda de conteúdos em vídeo, como a venda de tutoriais, cursos livres à distância, entretenimento e muito mais. Milhares de pessoas levam isso como uma forma de trabalho e estão lucrando.
Já o Youtube, por exemplo, mesmo sendo a maior plataforma online de vídeos do mundo, para ganhar realmente dinheiro com ela, você precisaria ter um conteúdo que viralize bastante e ter no mínimo 1.000 inscritos, ainda mais depois das novas regras de monetização da rede.
Plataformas Profissionais
Então, se você anda pensando em fazer isso, é necessário que aplique seu material em plataformas profissionais. Existem várias no mercado hoje, como o Hotmart, Monetizze, Eduzz, EAD Plataforma e muitas outras.
Com elas você consegue colocar seus vídeos e ganhar dinheiro com eles desde a primeira visualização. Por exemplo, você grava um curso de maquiagem em casa e consegue vender os seus vídeos. É possível, também, criar um canal de vídeos e cobrar um valor de assinatura mensal dos clientes, assim como os gigantes Netflix e HBO Go.
Para isso, você pode usar as plataformas prontas para vender cursos e conteúdos, ou criar seu próprio site/media center integrado à uma plataforma de vídeos.
E para te confortar e lembrar que isso pode dar certo, basta olhar o caso da Netflix no Brasil. Com tanto conteúdo pirata disponível e fácil de ser acessado, quem diria que um portal pago fosse fazer tanto sucesso?
A questão é que eles facilitaram a vida dos consumidores de filmes e séries, e com um preço acessível. As pessoas gastavam tempo escolhendo filmes para assistir e ainda tinham que se preocupar com a qualidade do arquivo, segurança do computador, vírus…
Assim, quando o Netflix chegou oferecendo milhares de filmes e séries em um só lugar, com acessibilidade, segurança e qualidade, ele logo conquistou seu lugar no coração dos amantes do cinema e se tornou um sucesso.
Portanto, se você produz conteúdo educacional relevante ou tem estudos profundos sobre determinado assunto, por que não compartilhar isso com as pessoas e ainda conseguir uma nova fonte de renda através do empreendedorismo digital?
2. Elabore um plano para seu negócio
Fazer um plano nada mais é do que antecipar situações e criar estratégias para lidar com elas. Pois, cada vez mais, os negócios digitais estão se mostrando como excelentes formas de driblar a crise e trabalhar com criatividade e inovação! Se você pensa em aventurar-se na abertura de um novo negócio digital, deve estar preparado para encarar desafios e, mais importante ainda, superá-los.
Quando começamos um negócio, é de extrema importância criar um planejamento para ele, traçar algumas diretrizes e definir qual seu objetivo para a nova empresa. Como ela vai funcionar e se sustentar, quais riscos estamos suscetíveis a correr.
O ideal é que você estude sobre seu negócio, organize suas ideias e documente tudo! Começar com segurança é primordial.
Temos um artigo no nosso blog que explica com mais detalhes como elaborar um plano de negócios, clique no link a seguir e saiba mais: Confira 6 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso.
3. Montar um negócio rentável
Claro, quando criamos um negócio, pensamos em como obter lucro com ele. E, vale reforçar! pensar em como vai ganhar dinheiro com ele é muito importante e vai ser decisivo para que ele seja um sucesso.
Mesmo que seu objetivo não seja o lucro, é importante que qualquer projeto tenha capacidade de se sustentar sozinho e não dependa de constantes ajudas financeiras. Portanto, pense como o dinheiro vai chegar até seu negócio.
Em primeiro lugar, faça as seguintes perguntas:
- As pessoas vão pagar por um produto ou serviço?
- Vão adquirir algum conteúdo?
- Isso vai ser feito de uma só vez ou por uma assinatura mensal?
- Qual será o preço cobrado?
- Ele é suficiente para compensar os gastos da empresa e manter o negócio de forma sustentável?
- Em quanto tempo eu pretendo ter retorno sobre o que investi?
- E qual o retorno esperado?
Em segundo lugar, é importante ter tudo isso e outros pontos definidos antes de colocar seu negócio no ar, ou ele pode fracassar ainda nos primeiros momentos de vida.
O sucesso do digital, assim como no tradicional, não é algo que vem de um minuto para o outro. Exige esforço, dedicação e melhorias constantes. Porém, focar em alguns pontos e compreender outros conceitos do mundo virtual pode ajudar bastante a alcançar bons resultados.
4. Marketing Digital
Estudar sobre marketing digital e saber aplicar suas estratégias é outro ponto importante. Inclusive, esse termo está super em alta hoje em dia, mas o marketing já existe há muito tempo, e o digital veio como uma vertente dele.
Se pegarmos um negócio tradicional, como um comércio que tenha uma loja física, ele precisará que as pessoas o reconheçam na rua, no bairro e nas regiões próximas, não é mesmo?
Anos atrás, a estratégia era bater de porta em porta na vizinhança, conversar com as pessoas que andavam pelo bairro, entregar panfletos, observar pontos de concentração de pessoas e fazer aquela propaganda do negócio. Afinal, essa era a forma de conquistar clientes e levá-los até a loja. Marketing é relação com o cliente.
E agora, com a tecnologia a seu favor, você vai utilizar o marketing digital para isso, com bastante estratégia envolvida.
Assim, com um negócio na internet, não existem limites para quem pode acessar seu negócio, você precisa garantir que, mais do que impactar muitas pessoas, você consiga impactar as pessoas certas, o seu público-alvo, e o marketing digital vai te ajudar nisso.
Portanto, é necessário que você compreenda de marketing digital, saiba suas diferentes utilizações e conheça as estratégias mais eficientes. A partir disso, estruturar um plano de marketing contendo as principais abordagens que sua empresa irá utilizar e os resultados esperados com cada uma.
Redes Sociais e SEO
Mas, o que é SEO? São as estratégias de marketing que aplicamos nas redes. Considere usar diferentes canais e estratégias, com blog, redes sociais, vídeos, e entenda como tudo isso pode ajudar seu negócio.
A grande base do negócio digital é saber fazer sua mensagem chegar nas pessoas certas pelo canal certo. Por mais que seja fácil superar as barreiras geográficas, é necessário entender que cada rede possui sua própria linguagem e público. Então, aprenda como divulgar o seu negócio de forma efetiva, atingindo as pessoas certas.
A seguir estão uma das principais redes sociais e suas formas de linguagem, público e SEO.
Quando bem aplicado, o SEO para Instagram facilita que o seu público-alvo encontre sua página e publicações mais relevantes, o que possibilita a captação de novos seguidores, assim, estimulando o engajamento.
O Instagram é uma rede visual, não há nem chance de postar algo sem uma foto ou vídeo. O conteúdo da plataforma precisa vir com uma boa imagem que atraia as pessoas. Mesmo se a legenda é um texto um pouco grande, usar uma imagem – ou vídeo – que chame atenção, seguida de um título que prenda, vai fazer com que as pessoas deem atenção ao seu conteúdo.
Geralmente, quando as pessoas utilizam o Facebook, estão no momento de descontrair. Portanto, a utilização de uma linguagem mais informal é essencial. Existe um público mais velho também que gosta de ler e acompanhar os perfis.
As publicações têm que ter uma constância já certa. É importante conhecer os hábitos do seu público, isso pode ajudar a determinar a quantidade e horário dos posts diários para se tornar mais visível.
Assim, publicações de imagens, vídeos, aplicativos, anúncios etc. se bem utilizados, esses recursos geram mais interações com a página. Por exemplo, vai fazer um evento? Criar um evento e convidar as pessoas promove mais interação com o público.
LinkedIn é uma rede social para profissionais. Lá, estão reunidos perfis de empresas, funcionários, profissionais liberais etc. Portanto, a linguagem usada deve ser mais séria e focada para o público que quer conhecer seus serviços e sua relação com o mercado.
Ou seja, é preciso passar uma imagem séria que condiz com seus valores. Postagem de artigos e/ou textos explicativos é uma ótima alternativa. Você pode também publicar os serviços e eventos da sua empresa, sempre ressaltando como podem colaborar na jornada profissional de indivíduos e empresas.
Se trata de uma rede social multimídia, assim como todas as outras. Postar vídeos, fotos, podcasts é um caminho legal para seu perfil.
Twitter é uma rede social que seus usuários conseguem compartilhar seu dia-a-dia através de textos curtos. Ele oferece também várias opções para compor sua experiência, como vídeos, gifs, imagens e até mesmo áudio.
Além disso, pode sim abusar das hashtags. O twitter é o pai das tags. Aqui foi onde tudo #começou.
Essa rede evoluiu muito em termos de recursos, é ainda mais dinâmico e funcional. Além disso, é possível compartilhar fotos e vídeos.
5. Análise
Aprenda a analisar as informações disponíveis que você têm sobre seu negócio e a vê-las além de simples fatos, como oportunidades. Use os dados ao seu favor, e isso vale para todos os pontos: produto, marketing, estratégias de venda e consolidação da marca.
Invista no que está dando certo e tente corrigir aquilo que está rendendo menos do que o esperado. Veja cada ponto como um possível investimento e faça muitos testes que te permitam melhorar sempre mais.
E então? Pronto para começar seu negócio no mundo online? Pois, investir no digital pode ser a melhor opção para quem quer ter seu próprio negócio com um investimento inicial reduzido e lucros bastante significativos. Agora é o melhor momento para se aventurar! E claro, a ILS está aqui para te auxiliar na abertura da sua empresa e na organização contábil e financeira para sua empresa decolar