Em 2018 o Brasil bateu seu recorde de abertura de novas empresas, com mais de um milhão e duzentos mil novos negócios.
Isso mostra que, mesmo em tempos de crise, o mercado empresarial continua aquecido e cheio de oportunidades para quem deseja inovar.
Mas o mundo das empresas não é apenas sucesso. O Brasil também é conhecido por sua alta taxa de fechamento de empresas. Muitas empresas fecham em menos de 5 anos de funcionamento.
Deste modo podemos dizer que quanto mais soubermos sobre o comportamento empresarial, maior a chance de abrir uma empresa com sucesso e de se destacar em seu setor.
Baseados em nossa experiência, conhecimento de mercado e pesquisas sobre o tema, separamos 5 fatos que ninguém conta sobre como abrir uma empresa.
O que você vai ler aqui
1 – Abrir uma empresa não depende apenas de dinheiro
A maioria das pessoas que pensam em abrir uma empresa consideram inicialmente apenas a questão financeira. Quanto capital irão empregar no novo negócio, de onde virá esse dinheiro e como ele será gerenciado.
Não podemos negar que capital é fundamental para tirar uma ideia do papel, mas no universo empresarial há diversos exemplos concretos de pessoas que iniciaram um negócio de sucesso com pouquíssimo capital. Já iniciar um negócio bem sucedido sem vontade de inovar é algo praticamente impossível.
Ou seja, uma empresa pode até começar com pouco dinheiro, mas jamais deve-se abrir uma empresa com falta de desejo por criar algo novo e que modifique para melhor a vida das pessoas.
Portanto determine com precisão que tipo de empresa você quer abrir e sempre se pergunte se o seu negócio é inovador. Como sua empresa se diferencia das demais? Como ela pode oferecer algo criativo, dinâmico e de qualidade?
2 – Um produto sem público-alvo não é um bom produto
Muitos empresários se preocupam apenas em determinar que tipo de produto irão vender, ou que tipo de serviço irão oferecer. Mas a pergunta fundamental na hora de desenvolver o seu estoque ou o seu catálogo de serviços é: para qual cliente estou trabalhando?
Ocorre que muitos produtos são excelentes na teoria, mas na prática não atingem um público-alvo significativo. Quer um exemplo? Os óculos eletrônicos da gigante de tecnologia Google, o chamado Google Glass, pareciam um produto infalível.
A empresa investiu milhões de dólares em desenvolvimento para descobrir que o público final não estava satisfeito com a ideia de usar um óculos capaz de filmar suas vidas durante 24 horas.
Antes de iniciar a compra de seus produtos, ou começar a estabelecer quais serviços sua empresa irá criar, faça uma detalhada pesquisa sobre o perfil dos consumidores. Idade, estado civil, profissão, renda e preferências são informações fundamentais para um bom direcionamento de mercado.
3 – No início toda empresa dá prejuízo
Muitos empresários novatos esperam que seus negócios comecem estourando a boca do balão no que se refere ao lucros. Mas a verdade é que a maioria dos novos empreendimentos precisa de um tempo para se firmar e encontrar um ritmo entre despesas e lucratividade.
Um erro muito comum é confundir eventuais sobras de caixa do início da empresa com lucro. Na verdade, sua empresa está desenvolvendo seu fluxo de caixa e neste momento o ideal é não retirar dinheiro de sua corrente sanguínea financeira.
Ao forçar sua empresa a dar lucros rapidamente você acabará quebrando um ciclo natural de entradas e saídas e poderá colocar o seu negócio em risco. O ideal é que o primeiro ano seja um período de testes e que os sócios retirem o mínimo de capital possível do fluxo de caixa, ajudando a empresa criar suas bases.
4 – Economia em mão de obra geralmente é uma péssima escolha
Um dos maiores desafios para quem vai abrir uma nova empresa é criar seu time de funcionários. Como escolher os melhores profissionais? Quais qualidades procurar? Qual o perfil ideal? Para isso existem serviços de consultoria em RH que podem ajudar na escolha dos melhores funcionários, garantindo que sua empresa mantenha sempre um alto padrão de qualidade.
Ocorre que muitos empresários preferem seguir a lógica de quanto mais economia com funcionários, melhor. Isso acaba gerando a contratação de pessoas sem qualificação e o despreparo do seu time de funcionários irá se refletir diretamente na relação com os seus clientes.
O resultado é que esta pode ser uma economia que sairá cara na hora de abrir sua empresa.
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5 – A parte contábil de uma empresa é mais importante do que parece
Muitos empresários consideram a rotina contábil apenas burocracia, mas na verdade a forma como sua empresa gere documentos, impostos, encargos e demais questões legais faz toda a diferença na hora de abrir uma empresa.
A primeira questão é ter a consultoria de um bom contador para lhe orientar sobre o melhor regime tributário para o seu negócio. Jamais abra uma empresa sem ter um ótimo planejamento fiscal em mãos.
Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido? Para cada tipo de empresa há um perfil de cobrança de impostos e somente um contador experiente poderá lhe orientar na melhor escolha, evitando que o seu negócio pague tributos a mais.
Outra questão relevante são os assuntos trabalhistas. Com a ajuda da contabilidade sua empresa poderá se prevenir contra problemas trabalhistas, garantindo que todas as obrigações legais com seus funcionários estejam em dia.
Rotinas como folhas de ponto, escala de folgas, horas extras e férias são geridas com mais assertividade quando sua empresa possui o apoio de um serviço de contabilidade competente.
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Concluindo
Abrir uma empresa é o início de uma aventura cheia de desafios, aprendizagem e muitas conquistas.
Para evitar cair em erros comuns é fundamental ter um planejamento estratégico detalhado, definir bem seu público-alvo, cuidar do fluxo de caixa, investir em mão de obra qualificada e ter ao seu lado um contador eficiente.
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