O mundo das empresas é feito por muito foco e dedicação. A cada dia aprendemos algo novo, enquanto as regras do jogo mudam a todo momento. Dentro desta realidade é fundamental ficar atento para hábitos que podem comprometer a produtividade de sua empresa.
Pensando nisso criamos uma lista com 10 coisas que podem prejudicar sua empresa de modo silencioso. Confira as dicas e, se precisar, corrija estes erros agora!
O que você vai ler aqui
1 – Foco em metas altas ou baixas demais
As metas de uma empresa são parte do processo de desenvolvimento. Sem elas o seu negócio corre o risco de perder oportunidades de crescimento e novos caminhos e mercados. Mas um erro muito comum, em todos os tipos de empresas, são as metas que não correspondem a realidade do mercado em que o negócio está inserido.
Com metas altas demais sua equipe irá perder tempo e energia tentando alcançar objetivos fora do seu raio de alcance. Por outro lado, metas abaixo da realidade de sua empresa farão você perder dinheiro, abandonando a chance de conquistar novos clientes.
O ideal é que sua empresa faça análises periódicas de mercado para saber com precisão quais são os limites de expansão de seus produtos e serviços.
2 – Não investir em capacitação de funcionários
Ter uma equipe qualificada não é fácil, nem barato, mas este investimento de mostra fundamental para que sua empresa tenha sucesso. No Brasil ainda há o tabu de que não vale a pena investir em treinamento ou atividades de capacitação de funcionários. A prática é vista sempre como a melhor escola.
Mas a verdade é que, de acordo com o seu tipo de negócio, será necessário obter um conhecimento específico antes de partir para o ataque. É nesta hora que depositar a confiança em seu time será crucial para obter bons resultados. Cursos de capacitação, workshops e palestras são boas ferramentas para manter seu time motivado e evitar falhas de atendimento e gestão.
Sabia que a ILS Contabilidade possui um espaço para formação e capacitação de equipes empresariais? Saiba mais sobre a Uni ILS.
3 – Investir apenas em produtos da moda
O pesquisador Chris Anderson, autor do livro best seller mundial A Cauda Longa – A nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados fala da importância em focar suas vendas em canais e mercados de nicho. Empresas que se dedicam a apenas vender para a maioria dos clientes acabam se esquecendo que uma parcela importante do mercado consome os produtos ou serviços de menor apelo popular.
A melhor forma de não acabar esquecendo de uma parcela significativa de seu público em nome apenas da popularidade é realizar pesquisas periódicas de satisfação. Ouvir seus clientes e compreender suas necessidades é uma ótima ferramenta de calibragem de estratégias empresariais.
Fique atento para os clientes de nicho, eles podem ser mais numerosos que os consumidores de produtos da moda.
4 – Considerar toda crítica como algo negativo
Boas empresas falham. Ótimas empresas falham e não repetem seus erros. Para o especialista em mercados e empreendedor Peter Thiel, só sobrevivem as empresas capazes de ouvir críticas e transformar eventuais defeitos em pontos de transformação.
O posicionamento defensivo de muitas empresas diante de eventuais críticas causa um efeito dominó. Quanto mais a empresa falha, mais ela recebe um feedback negativo. Quão maior é este feedback, menos resposta a empresa dá e mais clientes insatisfeitos aparecem.
Uma boa estratégia é não fugir das críticas, mas incentiva-las. Buscar ouvir clientes, parceiros e funcionários pode contribuir para a criação de um roteiro de soluções de curto e médio prazo. Quando as empresas reagem com honestidade e eficiência, o cliente se torna mais flexível e engajado com a marca.
5 – Abrir mão de um contato próximo com seus fornecedores
Responda rápido: qual a data de aniversário do gerente da empresa com a qual você possui mais negociações durante o ano? Ou qual o nome completo dele? Grandes empreendedores, com muita experiência de mercado, são unânimes numa questão: fornecedores e parceiros de venda devem ser vistos como parte da família.
Se sua empresa vende produtos, um bom relacionamento com seus fornecedores garantirá melhores condições de pagamento, descontos mais agressivos e até exclusividade de produtos. No caso de serviços a regra é a mesma. Um bom prestador de serviços mantém uma relação harmoniosa com seus colaboradores e eventuais terceirizados. Saiba que sua empresa não poderá jamais atuar sozinha, são as conexões com outras empresas que fazem do seu negócio uma referência em seu setor.
6 – Redobrar a atenção com qualidade apenas em períodos de crise
Quando o mercado está em crise é que algumas empresas parecem crescer ainda mais. Coincidência? Não mesmo. Muitos analistas veem os períodos turbulentos como estímulo para que vários empreendedores trabalhem com ainda mais garra.
O problema é que alguns negócios fazem disso via de regra. Nos tempos de vacas gordas atuam de maneira desanimada e apenas passam a mostrar o seu melhor quando as coisas não estão indo bem.
Crises econômicas, maior concorrência ou problemas internos são chances de ouro para que sua empresa mostre o real valor, mas esta filosofia deve ser praticada em todas as ocasiões. Não se acostume a puxar o freio de seus gastos apenas quando a economia falhar.
7 – Não criar boas estratégias de marketing para a empresa
Se marketing para sua empresa for apenas divulgar promoções e produtos novos, repense seus conceitos. O marketing digital é bem mais que uma vitrine para o cliente, ele deve criar valor para sua marca e atrair engajamento.
Use a internet e suas redes sociais para se aproximar de seu cliente e aprender os hábitos do mercado. O ideal é que sua marca esteja presente no dia a dia do consumidor, participando de sua rotina e desenvolvendo ações relevantes. Uma boa campanha de marketing deverá sempre oferecer aos clientes informações de qualidade sobre seus produtos e serviços.
Outro ótimo canal é o e-commerce. Pense em soluções virtuais para maior comodidade ao cliente.
8 – Buscar apenas o lucro financeiro
Todos sabemos que empresas são feitas para lucrar. Mas o lucro financeiro é apenas uma parte do complexo jogo do empreendedorismo. Uma boa empresa deverá investir também em uma boa relação com seus recursos humanos, causar impacto social e usar os recursos naturais com ética e responsabilidade.
Um estudo universitário apontou que empresas com responsabilidade social e preocupação além do lucro são vistas como inspiração por seus clientes e parceiros. Isso acontece pelo fato de que os consumidores não gostam da ideia de consumir produtos vindos de empresas irresponsáveis ou pouco transparentes.
A melhor forma de construir esse laço social é observar a comunidade ao redor de sua empresa e estabelecer parcerias. Uma empresa engajada socialmente é mais respeitada e mais sólida.
9 – Sua empresa não pensar no pós-venda
O cliente veio até a loja (virtual ou física), escolheu, comprou e foi embora. Fim de papo, certo? Errado. Atrair novos clientes é muito mais difícil do que conquistar outros novos. Uma pesquisa realizada com diversas empresas apontou que uma das melhores formas de manter um cliente satisfeito é ouvir suas opiniões no pós-venda.
Ofereça um ótimo sistema para resolver eventuais problemas, como trocas ou reparos. No caso de prestação de serviços, pesquise para saber se seu cliente não precisa de outros produtos. Desta forma, as chances de seu cliente voltar a comprar em sua empresa são maiores.
10 – Se esquecer de manter a contabilidade da empresa em dia
A parte contábil de sua empresa é o termômetro que ajuda a prever eventuais problemas. Sem um contador presente e atento, seu negócio pode sofrer problemas relativos ao faturamento, a gerência de contas, rotina fiscal e outros assuntos muito sérios.
Se a contabilidade de sua empresa estiver precisando de um upgrade, saiba que a ILS possui um time de especialistas dedicados a encontrar as melhores soluções. Fale com a gente.