Importância da Contabilidade

Lucro Presumido: Saiba mais sobre o assunto
13 de outubro de 2018
5 dicas para montar seu próprio negócio
18 de novembro de 2018
Importância da Contabilidade

Importância da Contabilidade

Você empresário, conhece bem os benefícios da contabilidade para a sua empresa?

Quando se é empreendedor, há um desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Exigindo sempre a busca de oportunidades, qualidade e eficiência, comprometimento e persistência.

E no momento em que o empreendedor toma a decisão de deixar a empresa legalizada, há uma coisa que não pode ser esquecida: a escolha de uma boa empresa de contabilidade.

Uma contabilidade, em resumo, transfere tudo o que uma empresa faz em dados e gráficos para o controle da mesma. Em detalhes, uma contabilidade contabiliza os ativos, passivos, receitas, custos,  lucratividade, os prejuízos, tudo o que acontece em uma empresa será contabilizado.

Os profissionais de contabilidade tem a capacidade de estimular os empreendedores, com os quais tem relação profissional e confiança em seu trabalho, pois há um desenvolvimento de habilidades gerenciais em favor da empresa para quais eles trabalham.

Além disso, todos os dados que são contabilizados servem de prova, caso o governo entre em contato com a empresa sobre algo que não seja realmente devido, ou que esteja sob fiscalização.

Sendo assim a contabilidade será a espécie de uma “ponte” entre a empresa e o governo, inclusive muitos contadores são procuradores da empresa, tornando-se responsáveis por uma série de responsabilidades que se caso forem apresentadas, serão os contadores os responsáveis a responder.

Empresas mais sólidas possuem contadores competentes

A contabilidade também pode auxiliar as empresas em suas tomadas de decisões, por apresentarem todo o comportamento da empresa em forma de gráficos e números, coletando os seus dados econômicos, mensurando-os, registrando-os e sumarizando-os.

Ou seja, a contabilidade é essencial para administração de uma empresa.

Dentre todos os tipos de portes de empresa, apenas o MEI (Microempreendedor Individual) é isento de apresentação de contador ou empresa de contabilidade, por ser simplificada e não ter a série de obrigações que outras empresas pertencentes a outros regimes têm .

Entretanto, serviços de contabilidade serão necessários em uma contratação de funcionário, ou quando a empresa crescer e não se encaixar mais como MEI.

Vantagens da contabilidade

  • Facilidade em linhas de crédito com bancos e fornecedores;
  • Prova real da situação patrimonial,
  • Maior controle financeiro e econômico.

Com o auxilio da contabilidade você consegue retirar todo o comportamento da empresa no exercício, onde nos mostrará como empresa está, seu lucro, seu prejuízo, saída e entrada de sócio, reflexão de decisões tomadas, tudo isso para que a empresa tenha um ótimo fluir perante as leis e lucros.

Legislação

Além de todos relatórios mensais, é necessário que o responsável, ou melhor, o contador, esteja sempre atualizado conforme as legislações brasileiras de tributações, pois conforme o exercício, pode haver muitas mudanças e depois a empresa é quem deverá arcar com as contas.

Conclusão

Para evitar qualquer problema com o profissional contábil ou com a empresa contratada da área, analise o mercado, busque sempre indicações de outros empresários e opiniões sobre os que você tem em mente. E se caso houver alguma dúvida, consulte o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Contudo, ter uma contabilidade como responsável é de extrema relevância a todos os portes de empresa. Não somente na finalidade fiscal, mas também na gestão empresarial.

1 Comentário

  1. […] de qualquer dúvida sobre o assunto, recomendamos consultar um bom contador para evitar problemas de ordem trabalhista como processos e […]