Conheça as principais ferramentas digitais para a gestão de sua empresa

Como a contabilidade pode reduzir os custos de sua empresa
26 de agosto de 2019
Como usar as redes sociais para fazer sua empresa vender mais
17 de setembro de 2019

Quando o assunto é ferramentas digitais para a gestão das empresas temos logo um problema: o preço. Qualquer programa, curso ou aplicativo para negócios custa muito caro e nem todo empresário está podendo gastar por esses serviços.

A boa notícia é que existem diversas ferramentas empresariais de alta qualidade e o melhor, de graça. Sites que irão ajudar sua empresa a ser mais produtiva e lucrativa sem que você tenha que gastar nenhum centavo.

Listamos as melhores ferramentas digitais para o seu negócio. Tem desde um ótimo gerenciador de e-mails de clientes até cursos de alta performance 100% gratuitos. Dê uma olhada:

 

Crie e-mails profissionais com o Mailchimp

Em tempos de redes sociais saturadas o usuário da internet está cada vez mais buscando informações por meio de newsletters – e-mails enviados periodicamente sobre um assunto, produto ou empresa.

A vantagem do marketing por e-mail é que ele é direcionado a um público específico, com maior retorno nas vendas e maior fidelização. Para isso é preciso ter um sistema que gerencie sua lista de e-mails. Com certeza o Mailchimp é o melhor site para isso.

O Mailchimp reúne em um só site diversas ferramentas digitais de envio de e-mails. O plano gratuito é bastante completo, com diversas funcionalidades profissionais. Criar uma newsletter é um pouco confuso no começo, mas com o tempo você aprenderá a fazer e-mails cativantes e com um design incrível.

O envio dos e-mails pode ser agendado, dá para saber quantas pessoas abriram, qual foi a taxa de aceitação, preferências do público e outras informações.

 

Faça pesquisas eficientes com o Survey Monkey

O que é mais importante num negócio que a opinião dos clientes? Conhecer os gostos e preferências do seu público é o primeiro passo para um negócio de sucesso.

Pesquisas são importante não apenas para conhecer o gosto de seus compradores, mas também para testar novos produtos, obter informações do seu público ou ainda descobrir novas áreas de atuação para novos investimentos.

O Survey Monkey é uma das melhores ferramentas digitais para criar formulários de pesquisas. Os módulos básicos são gratuitos e se você precisar de uma pesquisa mais elaborada, poderá contratar os planos empresariais.

É possível criar uma página totalmente interativa com perguntas de múltipla escolha, questões abertas ou ainda simular cenários. Algumas funcionalidades são ideais para coletar dados e ajudar no direcionamento de campanhas de marketing.

Dica extra: o Google Forms, módulo de pesquisas do Google, também é uma excelente ferramenta de gestão de pesquisas. Mais simples, ela pode ser útil para pequenos negócios e pesquisas mais objetivas.

 

Pensando em abrir uma empresa? Clica aqui e veja tudo sobre o assunto.

 

Crie seu blog com o WordPress

Não dá para começar um novo negóci, ou modernizar uma empresa já na ativa sem ter um site. É através do site (ou do blog) que os clientes irão se informar melhor sobre sua empresa, seus produtos e serviços.

Quando falamos em criar sites gratuitamente não há outra ferramenta melhor que o WordPress. Este é o gerenciador e criador de blogs mais usado no mundo. Dono de uma incrível reputação e interface intuitiva, o WordPress é um bom começo para quem não quer gastar fortunas começando um site do zero.

Após abrir um cadastro é possível iniciar um blog simples mas muito competente e moderno. Faça personalizações com sua logo, e-mail e telefone de contato para facilitar o acesso de seus clientes. Outra dica é integrar o seu site WordPress com suas redes sociais como Facebook e Instagram.

 

Salve os documentos de sua empresa com o Dropbox

Na hora de organizar a papelada de sua empresa um dos maiores problemas é onde armazenar os arquivos digitais. É preciso ficar atento: empresas que guardam documentos digitais em computadores ou HDs físicos correm o risco de perder estes arquivos em caso de problemas técnicos.

Já pensou se um computador for invadido ou sofrer uma pane? Para isso existem diversos serviços de armazenamento de documentos em nuvem. Desta forma você terá sempre uma cópia online de seus arquivos, facilitando o acesso e garantindo maior liberdade.

O Dropbox é uma das empresas mais respeitadas e confiáveis neste setor. Há um plano gratuito que oferece a partir de 5 megabytes. Se você indicar amigos ou compartilhar recomendações poderá conseguir mais espaço. Caso precise de armazenagem profissional o Dropbox oferece pacotes de um terabyte por 99 dólares ao ano.

 

Aprenda novas habilidades com os cursos do Sebrae

Ninguém nasce sabendo os segredos do empreendedorismo. Para manter a gestão de sua empresa em dia é preciso estar sempre aprendendo coisas novas e aprimorando suas habilidades.

A página de cursos do Sebrae é uma das mais completas ferramentas digitais do Brasil. Você irá encontrar mais de 100 cursos, todos gratuitos, sobre os mais diferentes assuntos. O destaque fica para os cursos de contas empresariais, com tudo sobre a boa gerência financeira de sua empresa. Há ainda cursos para quem pensa em abrir uma startup, curso de leis e direitos empresariais e diversos materiais sobre planejamento digital e marketing.

Os cursos possuem vídeos explicativos e rico material de apoio. Alguns oferecem certificação, o que ajuda a dar uma turbinada no currículo.

 

Abra seu e-commerce com o Loja Integrada

O e-commerce, ou venda através da internet, é um dos setores que mais crescem no Brasil. Com uma média de alta de 12% ao ano, as empresas que vendem online possuem um público cada vez mais fidelizado e atento às promoções.

O site Loja Integrada é uma ótima opção para quem deseja abrir uma loja virtual sem gastar nada. Com planos gratuitos bem completos, é possível iniciar com poucos cliques uma loja online e começar a vender os seus produtos na hora.

É bom lembrar que os planos gratuitos possuem certas limitações, como número de acessos e valor de venda máximo, o que pode atrapalhar seu planejamento inicial. Mas de todo modo é uma oportunidade de experimentar as funções do site sem compromisso.

 

Desenvolva projetos com o Trello

Outro grande desafio das empresas é gerenciar as tarefas e projetos. Seja o passo a passo de um novo produto, novas ações de marketing ou rotinas de vendas, fazer estas tarefas apenas com papel e caneta não é fácil.

O Trello é um painel virtual perfeito para criar praticamente qualquer tipo de anotação, projeto ou análise. Com ele você pode dividir tarefas e acompanhar o que cada funcionário está realizando. Para facilitar o trabalho, o Trello tem integração com diversos outros aplicativos, como Gmail e Google Drive.

O site possui aplicativo para celulares e tablets, mas pode ser gerenciado também do computador. Cada projeto é salvo automaticamente, garantindo que você não perca nada que criou.

O plano gratuito é bem robusto, mas se sua equipe for grande dá para contratar o plano premium a partir de 10 dólares por mês.

 

O que achou das dicas? Já usava alguma destas ferramentas? Deixe sua resposta nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *