Reforma Trabalhista
25 de outubro de 2017
Diferença entre MEI e Simples Nacional
MEI e Simples Nacional: saiba as diferenças
2 de agosto de 2018
Redução de Custos na Empresa

Como Reduzir Custos na Empresa?

Em tempos de crise é essencial que as empresas encontrem uma forma reduzir custos para se manterem no mercado, buscando o menor impacto financeiro possível.

Com uma simples política de redução de custos da empresa pode trazer um grande diferencial competitivo para que sua equipe sobreviva a crise e continue no mercado.

Confira agora dicas de ouro para reduzir custos e manter a sua empresa nos trilhos:

O que é estratégia de redução de custos na empresa?

A estratégia de redução de custo, adotada até mesmo por grandes empresas, consiste em gastar de forma mínima provendo somente o necessário para o funcionamento da empresa.

Podemos dar como exemplo a rede WalMart, que trabalha bastante nessa estratégia, onde até mesmo os seus funcionários não possuem um uniforme formal, mas apenas a um colete escrito “posso ajudar”.

Pode parecer um gasto tolo, mas imagine quantos milhões a Walmart gastaria só para fornecer uniformes para seus milhares de funcionários.

Como reduzir custos na empresa?

Para implementar a redução de custos na empresa é preciso primeiramente saber quais são os custos que ela tem.

Faça uma análise dos custos da empresa, em seguida veja o que pode ser retirado ou diminuído.

Por exemplo: se as luzes do banheiro estão sempre acesas, por que não implementar uma fiscalização para que alguém sempre passe por lá e as apague, ou então, diminua a intensidade da iluminação de forma a gastar menos energia.

Normalmente os principais custos de uma empresa e que podem ser reduzidos são:

1. Gasto com horas-extras: algumas empresas adotam essa medida, mas antes de prosseguir com a ideia, sugiro que verifique junto ao seu contador a possibilidade de substituir as horas extras pagas aos funcionários por banco de horas, dando a eles saídas antecipadas em dias tranquilos ou até mesmo um dia de folga por exemplo. Devolver o tempo ao funcionário sai muito mais barato do que pagar a hora extra.

2. Cuide dos pequenos detalhes: papel higiênico, produtos de limpeza, material de escritório, esses normalmente são itens consumidos rapidamente em grande quantidade e que podem trazer um grande prejuízo. Procure analisar como anda o uso desses itens, em quanto tempo eles acabam e tente executar metas para diminuir a necessidade deles.

3. Reveja a iluminação da empresa: quais os ambientes mais movimentados? Quais podem ter algumas alterações? Que tal um sistema de movimento onde a iluminação aconteça somente quando houver pessoas utilizando o espaço? Invista ainda em treinamento com seus funcionários para desenvolver o bom hábito do uso consciente da energia.

4. Renegocie dívidas: sempre procure conversar sobre as suas dívidas de forma que você possa reduzir e facilitar o pagamento o máximo possível. Estabeleça um bom diálogo com seus credores, seja objetivo e encare suas dívidas com coragem e determinação.

5. Adote a metodologia 5S na sua empresa: este é um programa que ajuda a criar uma cultura baseada em identificar problemas e gerar oportunidades de melhoria com o intuito de trazer eficiência e reduzir desperdícios. A ILS contabilidade adota esse sistema e o considera fundamental no controle de desperdícios operacionais.

6. Utilize o marketing digital: o método é bem mais econômico e ainda é indicado também para caso você não possa no momento “ir com tudo” no marketing tradicional. Assim você irá diminuir os gastos sem precisar abrir mão da comunicação da sua empresa, que é muito importante para que ela continue vendendo seus produtos ou serviços.

Quer saber mais dicas sobre como administrar melhor sua empresa, confira nosso texto sobre Como abrir um negócio com pouco dinheiro, ou 5 dicas para abrir um negócio de sucesso.


Acompanhe nossas redes sociais e seja notificado sempre que tivermos um novo post por aqui 🙂
Facebook e Instagram

Os comentários estão encerrados.