Diferença entre MEI e Simples Nacional
MEI e Simples Nacional: saiba as diferenças
2 de agosto de 2018
descubra-o-que-e-certificado-digital
Certificação Digital: saiba tudo sobre o assunto
7 de agosto de 2018

Saber como iniciar uma startup é realmente uma dúvida que muitas pessoas possuem.

O crescimento das startups é evidente no Brasil e no mundo, por isso, a cada dia mais pessoas estão interessadas em começar e desenvolver seu negócio. Assim, acompanhe neste artigo como iniciar uma startup através de três passos.

1° Passo: a resolução de um problema

Para saber como iniciar uma startup você deve ter em mente que até chegar no conceito da sua empresa, você certamente irá pesquisar e estudar muito para definir e desenvolver um produto/serviço que o mercado precise.

Existem empresas que chegam a ficar um ano estagnadas nessa fase, mas outras já possuem o conceito construído desde a ideia inicial.

Para auxiliar você para saber como iniciar uma startup, você poderá usar uma ideia que se chama quadro de visão. Esta captura da visão e da estratégia macro do produto/serviço da startup é o que vai orientar as primeiras validações do negócio e também será a base para a criação do modelo de negócio.

Visão de validação

Este é um conceito dividido em 5 áreas que ajudam a definir a forma como uma startup irá ser criada:

  • Visão: resumo da intenção e motivação que o empreendedor tem para o produto/serviço;
  • Público-Alvo: segmento de mercado, quem o produto beneficia, quem são os clientes e usuários;
  • Necessidades: proposta de valor, problemas e dores que o produto elimina e benefícios que cria para os clientes e usuários;
  • Produto: resumo das 5 funcionalidades que destacam o produto e são críticas para o sucesso. Se relacionam com a proposta de valor e resolvem as necessidades identificadas;
  • Valor: valor interno para a startup, porque ela tem interesse em investir no produto, o que ela espera de retorno.

Agora que você já sabe as cinco partes da visão de validação que podem ajudar você como iniciar uma startup, veja os seguintes passos, que são tão importantes quanto.

2° Passo: definir qual o modelo de negócios

Escute seus possíveis clientes ou usuários e valide as hipóteses iniciais que foram definidas para chegar o momento de definir a primeira versão do seu modelo de negócios.

E a melhor maneira de fazer isso é utilizando o “Canvas”. Esta, para quem ainda não conhece, é uma ferramenta para construção de modelos de negócio que une, em apenas uma folha, os principais aspectos de um negócio, por isso pode ajudar muito quem não sabe como iniciar uma startup.

3° Passo: defina as personas

Outro passo muito importante para quem quer saber como iniciar uma startup é conhecer seus clientes. Para isso, você precisa entendê-los, conhecer seu perfil, suas necessidades, problemas e expectativas.

Na construção do “Canvas” o empreendedor já definiu seu segmento de clientes, ou seja, seu público-alvo. Mas não permitiu que você definisse muitos detalhes a respeito desses clientes e por isso você deve usar outro artefato, chamado Personas.

Nesta etapa você deve definir em mais detalhes quem é o cliente, sua idade, preferências pessoais e profissionais, o que ele faz durante o dia e nos finais de semana, se ele trabalha ou não, como ele gasta seu tempo e quais são os objetivos e expectativas dele com a solução oferecida.

Tenha em mente que personas só devem ser construídas quando o empreendedor já conhecer e entender quem são seus clientes ou possíveis usuários.

Resumindo

As startups estão com tudo. Se você gosta de tecnologia, inovação e tem paixão pelo que faz, esse pode ser um setor com garantia de bons lucros para se investir. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado detalhada e, claro, contar com um contador especializado nesta área.

Na ILS você terá todo o suporte para tirar seus sonhos do papel e fazer sua startup decolar. 

Os comentários estão encerrados.