Como a contabilidade pode reduzir os custos de sua empresa

Conheça as principais ferramentas digitais para a gestão de sua empresa
3 de setembro de 2019

Em tempos de crise é necessário evitar gastos desnecessários e enxugar as contas de seu negócio. Mas você sabia que a contabilidade pode lhe auxiliar na hora de reduzir os custos de sua empresa?

A contabilidade é bem mais que a gestão de papéis e burocracias. Uma boa contabilidade irá lhe proporcionar mais tranquilidade, economia e eficiência. Quando realizada com qualidade, a contabilidade poderá melhorar a administração de seu negócio e ainda ajudar você a economizar uma boa grana.

Separamos os principais setores onde a gestão contábil lhe auxiliará a reduzir os custos de sua empresa. Confira a seguir:

 

Redução de multas por atraso ou erros

Uma das principais funções do contador é garantir que sua empresa esteja em dia com os impostos e taxas cobradas pelos diferentes órgãos. Como o Brasil possui uma das mais complicadas e elevadas cargas tributárias do mundo, é praticamente impossível gerenciar todas as guias sem que aconteça algum erro.

Todos os meses sua empresa deve pagar impostos municipais, estaduais e federais, além de eventuais taxas, contribuições sindicais, custos de vistoria e demais gastos.

O esquecimento na hora de pagar impostos ou erros no enquadramento tributário são os principais motivos pelos quais as empresas acabam gastando mais do que deveriam com tributos. Impostos como o Simples Nacional possuem um rigoroso sistema de controle e não toleram atrasos. Outro problema comum são as multas geradas por enquadramento equivocado.

Por exemplo: uma empresa atua num setor específico onde é necessário o pagamento de tributos ligados à segurança do trabalho. Muitas vezes essa informação não é clara e o empresário simplesmente não realiza o cadastro nos órgãos reguladores. O resultado são multas salgadas e até o risco de fechamento do negócio.

Com a ajuda de um contador o empresário terá sempre a garantia de que sua rotina tributária estará em dia, sem surpresas desagradáveis no final do mês.

 

Enquadramento fiscal sem erros

O enquadramento fiscal ou elisão fiscal é um dos assuntos mais relevantes na hora de manter uma empresa saudável economicamente. O contador deverá apontar o melhor regime tributário de acordo com o perfil de sua empresa.

Alguns negócios podem ser definidos pelo Simples Nacional, outro apenas por Lucro Presumido ou Lucro Real. Há ainda os empreendedores que podem ser apenas MEI (Microempreendedor Individual), modalidade mais recente e ideal para quem atua como autônomo.

Um enquadramento fiscal correto representa sempre pagar menos impostos sem infringir a lei tributária. Reduzir os custos com impostos faz muita diferença no final do mês. Desta forma sua empresa terá mais capital para investir em melhorias, remunerar melhor seus funcionários ou mesmo expandir seu mercado de atuação.

 

Melhor gestão do Departamento Pessoal

Segundo uma pesquisa feita pelo site Jus Brasil, o nosso país é o líder mundial em causas trabalhistas. O número elevado de processos de funcionários contra seus respectivos empregadores deve-se a muitos fatores, mas certamente a má gestão do departamento pessoal é um deles.

Um bom serviço de contabilidade deve manter o empresário atualizado de todos os eventuais problemas e riscos envolvendo seus funcionários. Cabe ao contador a boa gerência de diversos assuntos de suma importância, tais como:

  • Folhas de ponto: a contabilidade irá manter um registro das folhas de ponto ou qualquer sistema legal de controle de entrada e saída de funcionários. Este controle é importantíssimo para operar de modo legal e evitar problemas trabalhistas.
  • Horas extras: o controle de horas extras também é mantido pelo contador. Desta forma o empreendedor garante que irá respeitar os limites legais de horas trabalhadas e remunerar seus empregados de acordo com as obrigações da atual legislação.
  • Férias e abonos: a gestão das férias e abonos é crucial para que a empresa tenha um calendário produtivo e evite atritos com seus colaboradores.

Com um controle mais assertivo de seu departamento pessoal sua empresa reduz os custos com pessoal e ainda oferecerá um ambiente de trabalho mais harmonioso aos seus colaboradores.

 

Controle patrimonial detalhado

Caso sua empresa passe por uma auditoria ou precise apresentar balanços detalhados, será preciso ter um controle patrimonial em dia e feito nos mínimos detalhes. Esta não é uma tarefa fácil. Exige-se que a empresa tenha um contador experiente para realizar esta tarefa com qualidade.

A principal economia neste caso é operacional. Uma empresa que possui um balanço patrimonial correto estará livre de problemas fiscais. Em caso de negócios administrados em família, o balanço patrimonial evitará discórdias e problemas de partilha ou de administração dos bens.

O balanço patrimonial ainda oferece maior segurança e controle sobre o seu negócio. Caso sua empresa seja vendida parcialmente ou por completo, você saberá exatamente quanto o seu negócio vale, evitando assim depreciações e prejuízos decorrentes de avaliações feitas de modo incorreto.

 

Mais informações na hora de tomar decisões

Os relatórios fiscais, trabalhistas e de fluxo de caixa que a contabilidade fornece ao empresário todos os meses funcionam como indicadores precisos para a tomada de decisões. Ao acompanhar o fluxo de entradas e saídas de sua empresa de perto, o contador se torna o melhor conselheiro para que o empreendedor se sinta seguro.

Avalie os relatórios contábeis antes de ampliar sua empresa, contratar novos funcionários ou mudar de estratégia. A contabilidade fornecerá sempre informações precisas para que o gestor não tome decisões equivocadas.

Desta forma, a contabilidade atua também como uma consultoria eficiente e simplificada, capaz de otimizar os investimentos de sua empresa, economizando capital na hora de realizar mudanças.

Se o fluxo de caixa está positivo, é sinal de que sua empresa precisa ampliar seu raio de atuação. Novos mercados como e-commerce ou mesmo filiais podem representar mais lucro. Se, por outro lado, a analise contábil aponta que sua empresa está no vermelho, é hora de traçar novas estratégias e frear os gastos.

 

Resumindo

Não considere o investimento em um bom serviço de contabilidade como um gasto desnecessário. Na tentativa de economizar com contadores muitas empresas acabam gastando mais, seja por conta de um enquadramento fiscal errado, multas por atraso ou graves problemas de gestão trabalhista.

Com a contabilidade da ILS você terá todas as ferramentas para reduzir seus custos e otimizar sua empresa. Conheça mais sobre os nossos serviços AQUI.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *