Coach – Precisa abrir empresa e emitir Nota Fiscal ?

esocial
eSocial
8 de agosto de 2018
Dicas Gestão de Consultórios
Consultórios : Dicas para Gestão
14 de agosto de 2018
Coach - Precisa abrir empresa e emitir Nota Fiscal ?

Coach - Precisa abrir empresa e emitir Nota Fiscal ?

O expressivo crescimento levou a profissão de Coach a alcançar altos níveis de sucesso. Profissionais capacitados e especialistas em assuntos corporativos estão crescendo cada dia mais. Porém, pensando na formalização da carreira e do negócio. Surge a dúvida: É preciso o profissional de coach abrir uma empresa e fazer a Emissão de Nota Fiscal ?

É normal que este assunto crie dúvidas, por isso, aqui vai algumas dicas sobre a necessidade de abertura de empresa para o coach e a obrigatoriedade de Emissão de Nota Fiscal para seu coachee. Confira a seguir:
O profissional de coach que ainda é pessoa física.

Se você é um profissional de coach que ainda trabalha como pessoa física não necessariamente tem a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal, porém é necessário emitir um recibo dos serviços prestados e estes recibos deverão ser lançados no carne-leão.

O carnê leão obedece a uma tabela de tributação criada pela Receita Federal, chamada de tabela progressiva, na qual as alíquotas progridem à medida em que o rendimento da pessoa aumenta.

Muitas vezes essa não é a melhor opção para o coach. Como o faturamento do coach é tributado nesta modalidade pela tabela progressiva os seus rendimentos podem sofrer uma tributação que pode chegar próxima dos 27,5% do seu faturamento.

O profissional de coach pode ser MEI ?
Hoje na legislação é possível que o coach seja enquadrado como MEI. Porém vale ficar atento se o faturamento da atividade do coach está dentro da faixa do MEI. Se você quer saber qual é o limite do MEI bem como a diferença em relação ao simples nacional temos um artigo que trata especificamente desse assunto. 

A emissão de nota fiscal nessa categoria para pessoa física não é obrigatória.

Coach constituição de empresa – Simples Nacional
Aqui a obrigatoriedade da nota fiscal passa a ser exigida, bem como uma necessidade de apoio mais próxima de uma consultoria contábil.

Passo a passo para abertura da empresa de Coach:

* Consultar um profissional de contabilidade
O contador é o profissional capacitado para auxiliar em todo processo de abertura de uma empresa, pois conhece todos os enquadramentos fiscais e tributários.
Assim ele poderá auxiliar nos procedimentos necessários para emissão da nota fiscal e dar dicas importantes para a organização e estruturação financeira do coach.
Escolha o modelo do seu negócio e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)

* Quanto ao CNAE, existem diversas possibilidades de enquadramento para quem trabalha com coach, como por exemplo business coach. A melhor opção deve ser definida com o contador, assim, é possível garantir que não se tenha problemas com a carga tributária.

*Tenha os alvarás e licenças necessárias

É importante ficar atento à localização onde sua empresa estará sediada, pois, cada município possui sua legislação quanto o assunto é alvará de funcionamento para estabelecimentos comerciais. O contador também pode apoiar nesta etapa da formalização.

Todo este processo é fundamental para evitar multas e interdições no futuro por desrespeitos às leis locais.

É necessário fazer a Emissão de Nota Fiscal?

A necessidade de fazer a Emissão de Nota Fiscal irá depender da sua escolha de modelo de negócio. Como já falamos por aqui, caso a sua escolha seja abrir uma empresa no Simples Nacional sua empresa é obrigada a emitir nota fiscal.

Ainda ficou alguma dúvida? Gostaria de fazer uma simulação de quanto você pagaria de impostos na sua empresa de coach no regime Simples Nacional? Entre em contato e receba uma simulação gratuita, aproveite e conheça nossos cases na área de coach!

Os comentários estão encerrados.