Certificação Digital: saiba tudo sobre o assunto

Startup: como iniciar uma?
4 de agosto de 2018
esocial
eSocial
8 de agosto de 2018
descubra-o-que-e-certificado-digital

descubra-o-que-e-certificado-digital

É cada vez mais comum a utilização do certificação digital pelas empresas e até pelas pessoas físicas. Mas você sabe o que a certificação digital e seus benefícios? É sobre isso que iremos falar hoje.

O que é um certificado digital?

A certificação digital é basicamente uma forma de identidade eletrônica das pessoas, físicas ou jurídicas. Devido a essa semelhança com um documento oficial, tal como CPF e CNPJ, a Receita Federal brasileira popularizou o termo e-CPF e e-CNPJ como sinônimo de certificado digital.

Assim, com um certificado digital, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de uma pessoa ou empresa, mesmo sem uma apresentação presencial.

Isso se deve graças ao emprego de técnicas avançadas de criptografia garantindo que o certificado digital seja extremamente útil para transações eletrônicas que exigem garantias como autenticidade e autoria.

Como os usuários podem ser identificados de forma inequívoca com a certificação digital, mesmo remotamente, há uma extensa gama de atividades que se tornam passíveis de migração para o meio eletrônico.

Dessa forma, ao invés de se deslocar até um banco para abrir uma conta, por exemplo, uma pessoa em posse de um certificado digital pode solicitar a abertura a partir de seu computador, no conforto de sua casa.

Outra grande funcionalidade da certificação digital é permitir a manifestação de intenções e consentimentos de forma eletrônica, processo conhecido como a assinatura digital de documentos.

O sistema público de escrituração digital, SPED, utiliza a assinatura eletrônica para validar as suas informações.

Portanto o certificado digital passou além de útil como obrigatório para entrega de obrigações acessórias.

Além disso, outras que são obrigadas a ter o certificado digital são as empresas emissoras de nota fiscal eletrônica (NF-e).

Como funciona o certificado digital?

Tecnologicamente, uma certificação digital consiste em um arquivo eletrônico, emitido por uma Autoridade Certificadora, entidade responsável por verificar a identidade e autenticidade do titular antes de emitir seu certificado.

O certificado, portanto, contém dados referentes a uma pessoa ou organização e os relaciona com uma chave secreta de assinatura. Dessa forma, cada usuário tem uma chave de assinatura única, um segredo que pode ser comparado à forma única com que cada pessoa realiza a assinatura em papel.

Por representar a assinatura digital de uma entidade, essa chave deve ser mantida em segredo e estar muito bem protegida.

Para proteger a chave privada de assinatura e facilitar o acesso ao certificado digital, ambos são geralmente armazenados nos chamados dispositivos criptográficos, como o smart card e o token, por exemplo.

Os certificados podem ser ainda do tipo A1 ou A3:

  • O certificado digital – A1 é gerado e armazenado no próprio computador pessoal do usuário.
  • O certificado digital A3 tem as suas informações armazenadas em token ou cartão, pode ser utilizado em qualquer computador, com validade de 1 a 3 anos.

Há alguns serviços que precisam exclusivamente do certificado modelo tipo A3. Estes serviços são: SPED Contábil (Escrituração Contábil Digital), DOI (Declaração Sobre Operações Imobiliárias), e-CNHsp e e-CRVsp e o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Concluindo

A certificação digital veio para facilitar a vida das pessoas físicas e empresas. Esta é uma ferramenta fundamental para manter o seu negócio na linha de frente do que há de mais moderno em termos de identificação e documentação.

A ILS contabilidade conta com posto autorizado de certificação para otimizar o processo de emissão do seu certificado digital.

Os comentários estão encerrados.