Conversamos com Alexandre Garupo sobre as principais dicas para quem deseja abrir uma empresa de sucesso.
Ele é gerente de Contabilidade Financeira na ILS Contabilidade desde 2008, já atuou como Consultor e Auditor para diversas empresas e atualmente trabalha também como Coaching Empresarial, oferecendo consultorias no setor de economia, investimentos e negócios.
Confira a seguir 7 dicas do nosso especialista para o seu negócio.
O que você vai ler aqui
1 – No mundo das empresas, conhecimento é fundamental
Segundo Alexandre, o conhecimento é a peça-chave para uma empresa obter destaque no mercado.
Não basta apenas pesquisar muito sobre o seu ramo de atuação; cursos de formação como mestrados, MBAs ou consultorias especializadas fazem a diferença e garantem um terreno mais seguro quando o assunto é investir.
Cursos de formação e consultorias não apenas abrem o seu horizonte como profissional, mas trazem respeito de seus clientes e até mesmo de seus concorrentes, afirma Alexandre.
2 – Transforme sua paixão em negócio
Um erro comum cometido por jovens empreendedores é apostar todas as fichas em negócios com os quais possuem pouca ou nenhuma afinidade.
A regra de ouro do mundo empresarial é encontrar caminhos para converter algo que você ame em um modelo viável de empresa.
Segundo Alexandre, “A grande maioria dos empresários de sucesso são pessoas que aliam dedicação a algo que amam fazer com disciplina e criatividade para transformar isso em profissão. Entrar num negócio sem ter afinidade com o tema é o primeiro passo para uma empresa dar errado.”
3 – Crie boas parcerias
O mundo dos negócios é feito de pontes, não de barreiras. Parte fundamental para ter uma empresa de sucesso é desenvolver a habilidade de construir parcerias.
Com uma boa rede de contatos uma empresa pode conseguir os melhores fornecedores, prestadores de serviços e mão de obra.
A verdadeira parceria começa em atitudes simples, como fechar uma compra ou até mesmo contratar um novo funcionário. O empreendedor deve compreender que cada conexão feita de sua empresa com o mercado ao redor deve ser criada de modo ético e sempre em busca de excelência e confiabilidade – conclui Alexandre.
📰 Leia também: Dicas de como montar seu próprio negócio.
4 – Encante seus clientes
Para Alexandre Garupo, “o cliente não é apenas o comprador final de seus produtos ou serviços, ele deverá sempre estar no centro de tudo o que sua empresa faz. Sempre!”
É muito comum que as empresas, mesmo as mais experientes, acabem negligenciando seus clientes em troca de uma falsa ideia de produtividade ou relevância. Mas a verdade do mundo dos negócios é que nenhuma empresa vence, sem a ajuda de seus clientes.
Cada cliente é único e possui suas expectativas e desejos. Cabe a empresa saber se adequar a cada um de seus clientes para oferecer um atendimento especial e competente, conclui Alexandre.
5 – Invista em inovação
Empresas que não se reinventam simplesmente são esquecidas pelos consumidores. O que mantém os negócios em relevância é a capacidade de se reinventar.
Considere como parte do jogo empresarial a constante busca por produtos inovadores e serviços exclusivos. Nada seduz mais o cliente do que a novidade. Toda empresa precisa ter, em sua política administrativa, foco determinante em criação e inovação.
Mas cuidado: não basta apenas ser inventivo! É preciso estar disposto sempre a encontrar novas soluções que realmente melhorem a vida das pessoas. A dica de Alexandre Garupo é:
O cliente sabe o que é bom e o que não é. Sabe diferenciar um produto realmente inovador e dinâmico de outro produto comum. O segredo está em jogar limpo e oferecer sempre o melhor que sua empresa pode criar em termo de inovação.
6 – Confie em seu potencial (mas não demais)
O mundo das empresas é feito por dois tipos de empreendedores: os que sabem do seu real potencial e os que acham que sabem.
Ter uma autoestima empreendedora muito alta é importante, ajuda a passar confiança aos seus parceiros e a vender uma imagem vencedora. Mas no meio de toda a obsessão moderna por transparecer confiança, existe um risco.
“Muitos empresários acham que ter coragem para se arriscar é tudo na hora de empreender”, diz Alexandre. “Na verdade, uma empresa é feita da combinação exata entre ousadia e comedimento.”
Empresas ousadas demais pagam um preço alto e costumam ter que recuar para não quebrarem. Por outro lado, negócios que não se arriscam simplesmente não vão adiante.
O ideal é que sua empresa busque o equilíbrio exato entre liberdade para ousar e prudência para investir. Para isso uma boa técnica é a do “comece com o que tem, onde está”. Segundo Alexandre Garupo, essa técnica consiste em investir com o que se tem em mãos, para somente depois arriscar-se num processo mais ousado.
“Comece aos poucos e desenvolva sua mentalidade empreendedora na medida em que for aprendendo. O caminhar é o que faz sua empresa prosperar. Mesmo que seja a passos lentos, o importante é se manter em movimento”, conclui Alexandre.
📰 Leia também: Como abrir uma empresa com pouco dinheiro.
7 – Saiba a hora certa de consultar um especialista
Ninguém entra no mundo dos negócios sabendo tudo. Muitos empreendedores se sentem envergonhados diante da necessidade de pedir ajuda a um especialista.
A grande verdade é que os muitos empresários de renome sempre recorrem à ajuda especializada quando precisam. Esta é uma prática muito comum no mundo de empresas como Apple, Google ou Microsoft e que pode ser aplicada a negócios de todos os tamanhos e estilos.
“Um especialista contábil ou um consultor financeiro podem ajudar a calibrar a bússola de sua empresa, apontando para novas direções mais promissoras”, afirma Alexandre. “Um especialista pode representar uma visão diferente de seus negócios, apontando falhas e sugerindo melhorias”, alerta Alexandre.
Resumindo
Ter sua própria empresa é um desafio que exige determinação e muito conhecimento. Diante de um mercado cheio de incertezas, o melhor é contar com a ajuda de quem entende do assunto.
Aqui na ILS Contabilidade você encontrará os melhores especialistas em gestão e rotinas contábeis para que sua empresa possa se desenvolver sem tropeços.
O que achou das dicas? Pronto para se tornar o mais novo empresário de sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!