O Black Friday entrou de vez para o calendário dos lojistas brasileiros. A data que começou sua tradição nos Estados Unidos é comemorada na quarta sexta-feira de novembro. Em 2019 a Black Friday será dia 29 de novembro, portanto é bom já ir preparando sua empresa para bombar as vendas.
Separamos algumas dicas especiais para sua empresa aproveitar a data. Confira:
Aposte no Omnichannel
Omnichannel é um termo em inglês criado para definir o conceito de múltiplos canais. Funciona assim:
O cliente entra na loja, avalia um produto, mas finaliza a compra pelo site. O contrário também acontece: clientes que preferem comprar na loja depois de namorar um produto online.
A dica é se preparar para um movimento mais intenso de clientes multicanais nessas datas. A Black Friday se tornou no Brasil um evento muito mais digital do que físico. Algumas empresas preferem até fazer promoções apenas para as compras online. E isso faz todo sentido. Uma pesquisa revelou que a maioria dos clientes que compram na Black Friday podem estar comprando pela primeira vez em sua loja.
Ao pensar na venda em diferentes canais você potencializa a chance de fidelização. O cliente está em busca de comodidade e eficiência, seja na loja física ou na virtual.
Negocie com seus fornecedores
A Black Friday é baseada em uma coisa: preço. Obviamente qualidade, atendimento e conveniência são fatores que pesam no momento da compra, mas preço é o primeiro atrativo que chama a atenção dos clientes.
Preço baixo é fruto de negociação – de outro modo será apenas uma maneira de depreciar o seu produto.
O importante é manter um relacionamento próximo com o seu fornecedor. Negocie compras maiores, pechinche por estoques completos e não descarte a possibilidade de mudar de fornecedor caso sua empresa não esteja obtendo bons descontos. A negociação B2B (entre empresas) é o ponto chave para uma Black Friday lucrativa.
Afine seus estoques
Estoques são como pulmões: precisam ventilar, não podem estar cheios demais, nem vazios. Um bom estoque não é aquele que possui caixas até o teto, mas sim o que está sempre em renovação, sem buracos, sem excessos.
Grandes empresas como Wallmart e Amazon são peritas na arte de gerir estoques. O primeiro passo poderá ser a implementação de um bom sistema de gerenciamento – os chamados ERP. Com a automatização da gestão de seus estoques ficará mais fácil observar quais produtos possuem bom fluxo e quais estão encalhados.
Em caso de sobras de produtos nem tudo está perdido. A Black Friday é um movimento que precede as vendas de natal, portanto inicie agora o seu volume de compras já pensando nas vendas de dezembro.
Prepare um bom atendimento de pré e pós compras
Não basta vender bem, é preciso vender e garantir a satisfação do cliente. Isso é feito de dois modos:
- Pré-compra: esta é a fase inicial de escolha do produto ou serviço. O cliente não sabe exatamente o que deseja e precisa ser guiado em sua jornada de compra. No caso da Black Friday muitas pessoas ficam indecisas diante de uma variedade enorme de produtos.
- Pós-compra: a fase posterior ao ato de compra é tão importante quanto a compra em si. Em casos de problemas, defeitos ou extravios o cliente deverá ser atendido e compensado pelo transtorno. Também é importante saber a opinião do cliente sobre o produto. Promoções feitas no pós-Black Friday costumam ser tão lucrativas quanto a data em si.
Outra dica essencial é manter diversos canais de contato com o cliente. Telefone, redes sociais, aplicativos de mensagens – vale tudo para garantir uma boa comunicação com o seu consumidor.
Invista em marketing digital
Estoque em dia, funcionários capacitados, preço competitivo – tudo isso é em vão se sua empresa não possui uma boa presença online. Estima-se que o e-commerce brasileiro cresça acima de 23% só esse ano. Ou seja, as vendas pela internet estão indo a todo vapor.
O consumidor está cada vez mais disposto a tomar suas decisões de compra baseando-se na imagem que as empresas projetam online. Ao contrário do que se pensa, a Internet não é um problema para as lojas físicas – o mercado físico e online caminham lado a lado.
O primeiro passo é estar presente nas principais redes sociais. Redes como Facebook e Instagram já permitem que os empresários vendam seus produtos e serviço em lojas integradas. Ou seja, o cliente não precisa sair da rede social de sua preferência para acessar o seu produto.
Outra dica valiosa é observar em quais canais o seu público é mais ativo. Restaurantes, lojas de moda e eletrônicos parecem ter um público mais forte no Instagram. Serviços e profissionais liberais podem se valer da solidez do Facebook para encontrar mais clientes. Comunicadores e artistas podem usar o Twitter para propagar suas campanhas.
Conclusão
Não podemos mais ignorar o fato de que a Black Friday está se tornando uma das datas mais lucrativas do calendário comercial brasileiro. Para garantir boas vendas é preciso desenvolver uma boa estratégia de vendas, estimular a fidelização do cliente e garantir bom preço.
A Black Friday também servirá de termômetro para as vendas de final de ano. Um bom atendimento nesta data certamente garantirá que o seu cliente volte a comprar no natal e nas datas seguintes.
Outra dica para auxiliar nas vendas da Black Friday é ajustar a parte contábil de sua empresa. Com as contas em dia é mais fácil potencializar suas vendas. Fale com um de nossos especialistas ainda hoje.