11 sites para facilitar a vida do empreendedor

Como usar o planejamento estratégico na pequena empresa
15 de junho de 2019
Dicas de gestão para pequenas empresas
7 dicas de gestão para pequenas empresas
30 de junho de 2019
11 sites para facilitar a vida do empreendedor

A vida do empreendedor não é fácil. Abrir uma pequena empresa é uma tarefa que exige pesquisa, aprimoramento e muita determinação. Por sorte, hoje temos a nossa disposição diversos sites e blogs que oferecem informação de qualidade para empresários de todos os ramos. O fato é que quanto mais informado é o empreendedor, mais chances de sucesso terá em seu negócio.

Se você precisa melhorar seus conhecimentos, aprender novas habilidades ou ficar por dentro das tendências do mercado brasileiro atual, selecionamos 11 sites de qualidade que ajudarão na sua rotina de gestão. Acompanhe o texto:

Sebrae

O Sebrae, ou Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi criado em 1973 e desde então se tornou na principal referência nacional de ajuda aos empresários. O órgão possui um excelente site, com rico conteúdo para empreendedores de todos os setores.

A instituição disponibiliza ainda diversos cursos online em sua plataforma de ensino a distância, o chamado Sebrae EAD. São mais de 130 cursos, muitos deles gratuitos, em diversas áreas. Há cursos especiais sobre atendimento ao cliente, gestão de fluxo de caixa, estratégias de venda e logística.

O Sebrae também oferece suporte aos empreendedores que estejam passando por dúvidas no momento da gestão. O ideal é buscar a agência mais próxima e marcar uma consulta.

Guia Empreendedor

O portal Guia Empreendedor é um dos sites mais confiáveis para quem deseja aprender mais sobre o mercado brasileiro. Há diversas dicas para quem pretende abrir uma empresa, notícias do mercado e muito material gratuito. O leitor pode assinar uma newsletter e receber no e-mail as novidades do site.

Outro destaque é que o Guia Empreendedor está sempre antenado no mundo das startups e conta com diversas matérias para conhecer melhor o setor de tecnologia empresarial. Esse material pode ser muito útil para quem está pensando em abrir uma empresa online e não sabe por onde começar.

Descola

Se sua ideia é aprender novos conceitos, abrir a cabeça para novas tendências e se conectar aos modelos mais arrojados da comunicação digital, o Descola é a plataforma ideal.

A proposta é ensinar empreendedorismo de uma maneira simples e, como o nome já diz, descolada. O site é focado mais no mercado digital, portanto, pode ser muito valioso para quem deseja atuar com negócios como e-commerce, vendas em redes sociais ou marketing digital.

O principal diferencial do Descola é que os cursos oferecidos conversam entre si. Cada tema complementa o seguinte. Assim, você pode comprar um pacote com todos os cursos por um preço especial e se tornar um expert em negócios para o mundo digital.

Linkedin Learning

A rede social de contatos profissionais Linkedin criou recentemente um módulo para quem deseja aprender mais sobre o mundo dos negócios. A plataforma de e-learning oferece diversos cursos e matérias úteis. Focado nas tendências que estão bombando no Linkedin, o módulo de aprendizagem tem a vantagem de agrupar os temas dentro de combos. Dá para aprender tudo sobre produtividade, gestão de pessoas ou ainda negociação.

Cada curso é pago, mas o usuário do sistema de aprendizagem do Linkedin é presenteado com um mês grátis para testar todos os conteúdos disponíveis. Outro diferencial é que dá para incluir os cursos realizados no seu perfil comercial, aumentando as chances para quem quer se recolocar no mercado ou fazer novas parcerias.

Resultados Digitais

Se você deseja investir no mercado online o Resultados Digitais é o site ideal para conhecer tudo sobre o setor. Além das principais notícias sobre o assunto, são oferecidos cursos e palestras sobre o universo do marketing digital. O site oferece muitas funcionalidades gratuitas, uma verdadeira mão na roda para as empresas que usam a internet como meio de divulgação.

Os destaques ficam por conta do Gerador de Personas, ferramenta que permite criar perfis de clientes fictícios que ajudarão no seu planejamento de marketing. No Gerador de Jornada de Compra você terá acesso a um modelo personalizado que simula todos os passos do cliente até a finalização de uma venda.

Simples Nacional

O Simples Nacional é um modelo de tributação simplificada, que facilita a vida do empresário dono de uma pequena ou média empresa. No site da Receita Federal dedicado ao assunto, o empreendedor terá todas as informações para manter o seu cadastro em dia. Há diversas funções, como geração de protocolos, sessão com as principais dúvidas e cartilhas com orientações sobre como parcelar débitos e conferir se a documentação está conforme as normas do governo.

Apesar de fácil de navegar, o Simples Nacional possui diversas peculiaridades que devem ser analisadas com cautela, evitando assim problemas na geração de seus impostos. O ideal é que um contador especializado no assunto analise todos os pormenores.

Geração de Valor

O blog Geração de Valor foi criado pelo empreendedor Flávio Augusto, fundador da rede de idiomas Wise Up. De origem humilde, Flávio é um dos exemplos de determinação e sucesso dentro do mercado brasileiro. O grande destaque de seu blog são os cursos e palestras que ele disponibiliza em seu podcast. Dá para acompanhar suas dicas de motivação e criatividade através de seus programas de áudio regulares. Ele também é autor de diversos livros onde compartilha exemplos valiosos para os que buscam inspiração.

Serasa Empreendedor

O Serasa é a instituição mais respeitada quando o assunto é proteção ao crédito. Além de manter um cadastro com as informações de milhões de consumidores, o site oferece diversos serviços ao empreendedor. Você poderá consultar a situação cadastral de um consumidor, saber se seu CPF está em dia e qual o seu score de crédito, nota dada de acordo com o bom pagamento de um cliente.

A instituição oferece ainda o portal do empreendedor, com diversos artigos para quem está aprimorando seus conhecimentos na arte das vendas. A maior parte do material é gratuito, com destaque para os e-books e planilhas para gerenciar controle de vendas, criar estratégias de marketing e realizar seus cálculos de precificação.

Portal do Empreendedor MEI

Se você já é ou pensa em ser Microempreendedor Individual, MEI, este site do Governo Federal oferecerá todas as informações para que você possa abrir seu cadastro, gerar guias, emitir controles, documentos e demais ações relacionadas ao tipo societário.

O portal do MEI possui parceria com diversas outras instituições como o BNDES, Simples Nacional e Sebrae. Vale a pena conferir a sessão sobre a legislação da classe MEI e a lista, sempre atualizada, com as profissões que podem exercer este regime.

Na maioria dos casos o próprio empresário pode gerir sua conta MEI, mas em casos específicos é interessante solicitar a ajuda de um contador para garantir a normalidade do registro, evitando problemas maiores na hora de exercer sua função.

Associação Brasileira de Franchising

A ABF, Associação Brasileira de Franchising, é outro órgão com excelentes conteúdos para empresários e que pode lhe ajudar diante de uma difícil decisão: qual franquia escolher?

Diante do crescimento do mercado de franquias (que só em 2018 faturou mais de 40 bilhões), muitos empreendedores estão pensando em abrir ou expandir uma franquia. O problema é a grande variedade de modelos e estilos, que possuem diversos públicos-alvo e diversos valores de investimento.

No site da ABF você irá encontrar a análise apurada dos principais projetos para se tornar franquiado, acompanhar tendências e se certificar que irá tomar suas decisões com mais segurança. A ABF também elege anualmente as melhores franquias, baseando no índice de rentabilidade, confiança, facilidade e relevância de mercado.

Endeavor Brasil

A Endeavor é líder mundial na formação e orientação de empreendedores. O site brasileiro reúne matérias e ferramentas criadas especialmente para o nosso mercado. Além de notícias, cursos e palestras, você encontrará lá muitas funcionalidades gratuitas e extremamente úteis no dia a dia de sua empresa.

Uma delas é a ferramenta de Matriz de gestão de tempo. Esta função serve para ajudar um negócio a controlar melhor o tempo gasto em cada tarefa, especialmente em projetos ou ações mais complexas. Essa ferramenta serve para organizar sua produtividade, evitando gargalos e atrasos ao longo do dia. A ferramenta AIDALA é outro destaque. Com ela é possível estabelecer os famosos 4 Ps de um projeto comercial: preço, praça, promoção e produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *